Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

10/02/22 | Daisyane Mendes - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CDP de Suzano promove palestras sobre saúde mental

“Janeiro Branco” gerou debate entre os funcionários e fez alerta para conflitos no trabalho

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano realizou um evento especial para a promoção dos cuidados com a saúde mental entre os servidores da unidade. A iniciativa, em alusão ao chamado “Janeiro Branco”, aconteceu nos dias 27 e 28 do último mês e reuniu 30 colaboradores do corpo funcional do CDP.

A campanha Janeiro Branco é uma ação que objetiva colocar em evidência a importância do bem estar emocional, mental e comportamental. Seguindo a premissa de campanhas como o Outubro Rosa, o Janeiro Branco trabalha para chamar a atenção da sociedade, autoridades e instituições sociais para o tema. Ao longo do mês são realizadas diversas ações para conscientização sobre o assunto.

A psicóloga e servidora do CDP, Patrícia Plateiro, abordou a temática “O mundo pede saúde mental” nos dois dias de evento para os funcionários. A atividade levantou uma troca de experiências entre os participantes. Frases inspiradoras e motivacionais adicionadas na decoração ambiente também guiaram as palestras com um conteúdo elucidativo.

A direção da unidade afirma que os servidores foram muito receptivos à iniciativa. “Todos gostaram e inclusive relataram que vão colocar as ideias que surgiram em prática. Esse trabalho é de suma importância, principalmente neste período de pandemia”, diz Pedro Pataro Junior, Diretor do CDP de Suzano.

O Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVIDASS) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) ofereceu o apoio para a realização do Janeiro Branco nos presídios locais. Em um vídeo idealizado pelo CQVIDASS, transmitido para todos os estabelecimentos penais subordinados à Corevali, o psicólogo Luis Xenofonte Faria fala sobre a neurose do trabalho, também chamada de Síndrome de Burnout. “O número de pessoas que tem adoecido aumentou significativamente nos últimos tempos. Considerando que passamos a maior parte do nosso tempo nesse meio, as relações interpessoais podem gerar ansiedade, depressão, estresse, esgotamento e outros problemas. A pessoa que busca recursos na psicologia age com mais assertividade e evita resolver os problemas de forma agressiva ou passiva”, explica Xenofonte, na mensagem que busca alertar os colaboradores para o tema.

aasassa
Topo