Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/02/22 | Eliane Borges - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária de Assis implanta projeto Asas da Leitura

Atividade ocupa a mente de detentos enquanto aguardam julgamento

A Penitenciária de Assis desenvolveu, neste ano, no Anexo de Detenção Provisória da unidade, o projeto Asas da Leitura. A ação visa promover a saúde mental dos detentos, bem como avaliá-la para o caso de uma intervenção técnica, quando necessário. Outro grande objetivo da atividade é propiciar atividade cultural e reflexiva, por intermédio da leitura de livros, aos presos provisórios que aguardam julgamento.

Esse período de espera de julgamento costuma ser acompanhado pela ansiedade, depressão e outros transtornos mentais, com dificuldades de planejamento futuro de vida frente à indefinição processual. Pensando nisso, a equipe de Reintegração Social e Saúde da unidade idealizou o projeto, executado pelas psicólogas Gilmara Betine e Elisa Maria Malacrida, pela Diretora de Reintegração Social, Aparecida Conceição de Souza e pelo Agente de Segurança Penitenciária Manoel Pereira da Silva Filho.

Após ler um exemplar, escolhido pelo próprio detento dentre vários títulos disponibilizados pelo Centro de Trabalho e Educação, ele recebe uma ficha para preencher com enfoque nas experiências subjetivas de vida despertadas pela leitura como questões sociais, emocionais e relacionais. Essa ficha é posteriormente avaliada pela equipe técnica de reintegração social e saúde da unidade prisional a qual, case note necessidade de intervenção, atenderá o detento individualmente.

“É um projeto executado por várias mãos, com toda possibilidade de sucesso já que engloba áreas importantes da penitenciária como Reintegração Social, Saúde, Educação e Segurança. Parabenizo aos envolvidos”, frisou o Diretor Geral da unidade, Mauro Luiz Lima.

aasassa
Topo