Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

26/01/22 | Sonia Pestana – Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Sala de descanso ganha espaço para leitura e fortalece relacionamento entre os servidores

CDP Feminino de Franco da Rocha implanta local para os funcionários relaxarem nos intervalos de trabalho

Descanso e qualidade de vida andam de mãos dadas. Os servidores do Centro de Detenção Provisória (CDP) Feminino de Franco da Rocha estão comprovando essa realidade. Com o apoio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro),da da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a unidade criou um espaço para leitura e relaxamento que vem conquistando a todos.

Há tempos a direção do CDP via a necessidade de criar o hábito da leitura junto ao corpo funcional, especialmente no período de pandemia de Covid-19. A união de esforços por parte da Supervisão Técnica, do setor de Trabalho e Educação e, sobretudo, da psicóloga Ana Paula Café deu resultado e as doações de livros foram chegando.

Diante do grande volume de publicações, a Agente de Segurança Penitenciária (ASP), Rosana Silva, relatou que teve a ideia de instalar uma pequena mesa no corredor da administração para expor os livros. De acordo com ela, a iniciativa foi bem aceita e outras ideias foram surgindo.

Sala de descanso

Uma das demandas foi a abertura de uma sala para a implantação de um espaço especial para os servidores. A direção da unidade liberou um local que, segundo a ASP, comporta estante, sofá, televisão, aparelho de som, pufes, mesa para jogos, dentre outros itens. Todos os objetos de decoração, conforme declarou Rosana, foram doados, por parte dos departamentos e de servidores. Muitos, ainda, colaboraram de forma prática para que o novo ambiente pudesse oferecer aconchego.

Para o diretor geral do CDP, Felipe Oliveira Lisboa Goes, a iniciativa em formar uma sala de descanso e leitura foi uma conquista importante para os funcionários. De acordo com ele, é gratificante proporcionar um local tranquilo para aqueles que trabalham arduamente para manter a ordem e a disciplina na unidade prisional.

De início, os servidores mostraram um pouco de resistência à ideia de usufruir do espaço. Porém, aos poucos essa barreira foi vencida e hoje, em média, dez servidores circulam diariamente por entre os livros.

Sônia Regina, do setor de Saúde, revela que já leu três livros nos intervalos de almoço. Para ela, este é um momento de desestressar, de sair da rotina, além da oportunidade de interagir com demais servidores.

Outro local que mereceu uma atenção especial foi o banheiro feminino da unidade. O ambiente ganhou uma decoração especial além de estante de livros feita a partir de gavetas e móvel usado. Diariamente servidoras e reeducandas zelam pela arrumação do espaço.

aasassa
Topo