19/01/22 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Centro de Detenção Provisória de Taiúva completa dez anos

Unidade foca na humanização da pena e aposta em trabalho e educação como ferramentas de reinserção social

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taiúva completou dez anos de atuação na terça-feira (18). Em uma década de história, a unidade prisional tem trabalhado com foco na humanização da pena, ofertando dignidade por meio do trabalho e educação com objetivo de reinserção do indivíduo preso ao convívio social.

O estabelecimento penal abriga, atualmente, 855 detentos, entre os regimes provisório, fechado e semiaberto. Aproximadamente 35% da população carcerária trabalham em empresas parceiras do presídio, por meio de contratos firmados pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap).

Outros 10% dos presos exercem atividades de manutenção dentro do CDP, como limpeza, cozinha, obras de reparo e cultivo de horta orgânica. Já no setor de educação, 19% dos reclusos estudam regularmente nos ensinos Fundamental e Médio.

Sendo assim, a unidade fornece, para mais da metade de sua população, a oportunidade de trabalho e estudo.

INCENTIVO À EDUCAÇÃO

O Centro de Detenção Provisória de Taiúva oferta, ainda, diversos cursos profissionalizantes aos internos e participa de projetos destinados ao meio ambiente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os detentos também assistem palestras e atuam em projetos visando a reinserção social.

A unidade tem ação de incentivo à leitura e mantém, hoje, um acervo de mais de 5 mil livros disponíveis para os reeducandos de todos os pavilhões habitacionais, com entrega diária. O estabelecimento penal desenvolve também o Clube de Leitura.

APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL

A unidade possui estande de tiros (licenciado pela Polícia Civil), Célula de Intervenção Rápida (CIR) e canil. Para atualização dos servidores, são promovidos cursos, aperfeiçoamentos e capacitações nas áreas operacionais, segurança e disciplina, além da segurança externa.

O CDP conta com espaços de treinamento, onde são ministrados cursos para o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e cursos de Chefia e Operações com Cães. Vale citar, também, a utilização do estande de tiros pelas polícias Militar e Civil, bem como a Guarda Civil Municipal.

CUIDADO E ASSISTÊNCIA

Somente em 2021, foram realizados 6.151 atendimentos médicos, 2.121 odontológicos e 28.444 de enfermagem. O suporte de saúde aos detentos ocorre graças à ação conjunta da unidade prisional com a Prefeitura Municipal de Taiúva.

RESGATAR VALORES

Diretor do CDP de Taiúva, Douglas Fernando Semenzin Galdino destaca o comprometimento de sua equipe de trabalho. “Os servidores exercem suas funções com excelência, dedicação, presteza e eficiência na prestação do serviço público de qualidade em prol da sociedade”.

Galdino pontua que, em dez anos de trabalho, dificuldades e desafios foram encarados e superados. “Juntos, realizamos atividades de grande relevância, ofertando à pessoa privada de liberdade a possibilidade de se tornar um indivíduo melhor, por meio da educação formal, do trabalho, da segurança e da disciplina”, elenca o diretor.

“Por fim, considerando esse tempo de pandemia em que toda humanidade sofre com tantas perdas, possamos refletir sobre o rumo em que estamos trilhando e, assim, poder transformar o que temos de melhor no acolhimento e ajuda ao próximo”, finaliza Galdino.