Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/01/22 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Coleta seletiva e reciclagem de lixo são práticas diárias no CDP de Itapecerica da Serra

Reciclagem é assunto sério no cotidiano da unidade prisional

A questão ambiental é o que incentiva servidores e reclusos do Centro de Detenção Provisória "ASP Nilton Celestino" de Itapecerica da Serra a participarem da coleta seletiva e reciclagem de lixo no estabelecimento penal. A ação tem o apoio da Coordenadoria de Unidade Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), pertencente à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Segundo a direção geral do CDP, a cidade de Itapecerica da Serra está localizada em Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga (APRM-G). De acordo com o diretor substituto da unidade, José Luis Rodrigues, o município conta com aproximadamente 627 nascentes e é um dos principais contribuintes para o abastecimento de água da Represa do Guarapiranga. “A importância da cidade nas questões ambientais é o que nos motiva a continuar fazendo nossa parte”, observou.

Em resumo, Rodrigues destacou que a ação é de grande valia para a unidade prisional. “Além de mantermos a limpeza, colaboramos com a preservação do meio ambiente”, destacou.

Orientação compartilhada

A prática teve início no final de 2010 com o desafio de buscar soluções para o lixo reciclável do CDP. A iniciativa conta com o apoio do Agente de Segurança Penitenciária (ASP) André Luiz Santini Pereira.

De acordo com o ASP, uma das primeiras propostas era facilitar a trajetória dos materiais recicláveis, desde a coleta, passando pela separação e classificação dos itens, até a destinação correta. Pereira destacou, ainda, que tudo isso é necessário para que os rejeitos cheguem ao seu destino final em condições de aproveitamento nos postos de coleta do município de Itapecerica.

Para que tudo dê certo e não haja material danificado, o servidor conta com uma ferramenta muito eficaz que é a informação. Segundo ele, nunca é demais bater na tecla sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente.

Nesse contexto, o conhecimento sobre reciclagem não fica restrito somente aos reclusos nos pavilhões habitacionais. A orientação é compartilhada entre todos da unidade, presos e servidores.

Um outro aspecto interessante apontado pelo servidor diz respeito à oportunidade de proporcionar uma atividade laboral para os reclusos. Para manter essa engrenagem em funcionamento a unidade mantém sete custodiados focados na coleta e armazenamento adequado dos itens, fazendo da reciclagem uma parte importante do cotidiano do CDP.

aasassa
Topo