Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/01/22 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Dar é melhor que receber

PFC recebe doações da OAB e ONGs com itens de higiene pessoal para as sentenciadas

A doação é uma poderosa ferramenta para a mudança do mundo. A “Pesquisa Doação Brasil”, de 2018, mostra que o brasileiro é motivado a doar por um sentimento de solidariedade, na intenção de contribuir com o próximo. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) conta com pessoas que doam de seu tempo, serviços e bens. Um exemplo está na Penitenciária Feminina da Capital (PFC), pertencente à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro). A unidade registra doações de pessoas jurídicas e físicas durante todo o ano.

Para a diretora geral da PFC, Deyse Andrade, os donativos são de suma importância para a penitenciária. “Somos agraciados com colaboradores e parceiros que não medem esforços para fazer o bem e se doam de maneira ímpar”, observou a diretora. As contribuições externas reforçam o trabalho desenvolvido pela SAP, na promoção da dignidade humana e atendimento aos direitos básicos das pessoas privadas de liberdade.

Dentre esses colaboradores estão a Ordem dos Advogados do Brasil-São Paulo (OAB), por meio da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da entidade, e as Organizações Não Governamentais (ONGs) Enactus São Francisco-USP e o Projeto Luna, que fizeram entregas à unidade no mês de dezembro. As doações recebidas são kits de higiene contendo absorventes, papel higiênico, shampoo, condicionador, sabonete, creme dental, escova de dentes, dentre outros.

De acordo com Deyse, as sentenciadas recebem com muito carinho as doações. Segundo seu relato, é como se estivesse embutido em cada item uma mensagem de que as pessoas se importam com elas, que querem o bem delas e de que não estão sozinhas. Como resultado, há naturalmente uma diminuição de tensões, maior ânimo e esperança.

“Sentimos que elas ficam imensamente agradecidas e têm consciência de que além de nossos servidores, pessoas extramuros estão zelando e buscando oferecer um cumprimento de pena de forma digna”, declarou Deyse.

Consciência do bem

A OAB-São Paulo, por meio Comissão de Política Criminal e Penitenciária, procura estar sempre presente na unidade prisional e neste ano não foi diferente. A PFC recebeu a doação de itens de higiene pelas representantes Priscila Pamela e Fabiana Viana.

Os integrantes das ONGs, em sua maioria jovens universitários, também mostraram na prática que se importam com os mais necessitados. A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através de ações empreendedoras. Os universitários do curso de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Marina Costa, Thiago Calixto e Carolina Cavalcante estiveram na PFC representando mais de 30 membros.

Juntos, eles arrecadaram fundos para a compra de itens, suficientes para a montagem de 468 kits a serem distribuídos à toda a população prisional da PFC. Segundo uma das integrantes da Enactus, Marina, está nos planos para 2022 a retomada de cursos e atividades para pessoas privadas de liberdade e também para egressas do sistema prisional.

aasassa
Topo