Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/01/22 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Presídios da região noroeste fazem quase 6 mil testes de HIV e sífilis

Ação para aos presos, realizada em parceria com os municípios, faz parte da campanha ‘Fique Sabendo’

Detentos de 39 unidades prisionais subordinadas à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) foram submetidos a testes para detecção de HIV e sífilis. A ação faz parte do Dezembro Vermelho, período dedicado à conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Ao todo, foram realizados 5.953 exames, sendo 3.191 de HIV e 2.762 de sífilis.

A mobilização contempla o calendário do programa nacional “Fique Sabendo” e ocorreu no mês passado, em parceria com a Vigilância Epidemiológica dos municípios. O objetivo é desenvolver estratégias de ampliação de acesso à testagem, priorizando as pessoas mais vulneráveis e respeitando as medidas de prevenção à Covid-19.

Segundo a diretora do Centro Regional de Saúde da CRN, Adriana Albuquerque Amaro, ao descobrir o HIV logo no início, é possível oferecer um tratamento eficaz e aumentar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Já a sífilis tem cura.

ACOMPANHAMENTO

Amaro explica que, embora sejam ofertados testes à toda população carcerária, o preso escolhe se quer ou não ser testado. Ao todo, 11 detentos testados tiveram resultado positivo para HIV e 199 para sífilis.

A diretora ressalta que eles serão monitorados por equipes de saúde dos estabelecimentos penais. “Posteriormente, devem ser encaminhados para os serviços de referência dos municípios, para acompanhamento de rotina e exames”, detalha.

Amaro frisa, ainda, que todo o procedimento envolvendo os exames é feito na própria unidade prisional, que conta com insumos e profissional para realização dos testes.

aasassa
Topo