Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/01/22 | Arnaldo Martins - Coordenadoria de Saúde  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

HCTP II de Franco da Rocha completa 20 anos

Hospital passa por reforma e estará renovado a partir de março deste ano

Inaugurado em 10 de janeiro de 2002, o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico II de Franco da Rocha (HCTP II) acaba de completar 20 anos. Ele foi criado com a finalidade de trabalhar especificamente em Regime de Desinternação Progressiva, inspirado em um projeto criado em 1989 no HCTP I de Franco da Rocha.

Atualmente passando por uma reforma predial completa, o HCTP II transferiu provisoriamente suas 17 pacientes da Ala Feminina, bem como todos os 149 pacientes da Ala Masculina, para o HCTP I de Franco da Rocha.

O HCTP II é destinado ao tratamento de pacientes com medida de segurança dos sexos masculino (188 vagas) e feminino (22 vagas), com o intuito de disponibilizar assistência e acompanhamento terapêutico aos pacientes com a finalidade de reinserção no meio social.

A Desinternação Progressiva acontece sempre por meio de autorização judicial embasada em relatório produzido pela equipe técnica que acompanha os pacientes. Após a avaliação inicial dos profissionais da equipe multidisciplinar (Enfermagem, médico psiquiatra, assistente social e psicólogo) e o respaldo efetivo da família, o paciente gradualmente retorna ao meio social por meio das visitas domiciliares.

Estas visitas, sempre com a participação da família durante todo o processo, são geralmente iniciadas com 3 dias, e vão sendo paulatinamente ampliadas até 21 dias e, durante as visitas, a família e o paciente são orientados a procurar a retaguarda da Secretaria Estadual da Saúde, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) mais próximo da residência e o paciente, sob fiscalização da família, recebe toda a medicação necessária para o período da visita domiciliar.

aasassa
Topo