Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/01/22 | Mariana Amud – Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Anderson Lima, Agente de Segurança da SAP, escala paredão de 315 metros de altura sem equipamentos

Feito ocorreu em novembro, após um ano de intensos treinamentos

Concentração, fé e treino, muito treino. Durante o ano de 2021, o Agente de Segurança da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e enfermeiro, Anderson Pereira Lima, manteve o foco em uma meta antiga, a de escalar sem equipamento os 315 metros do Morro do Pedrão, em Pedralva, Minas Gerais, na chamada modalidade free solo na escalada. O servidor faz parte do Grupo Anti Sinistro (G.A.S), da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro).

O feito foi inédito tanto para Lima como para a história da escalada da via Evolução, como é conhecido o trajeto feito pelo servidor no Morro do Pedrão. Em exatos 58 minutos, o atleta atingiu o topo do paredão vertical, sem fazer uso de nenhum equipamento de proteção contra queda.

Rotina de treinos

Morando em São Paulo, há 260 km de distância de Pedralva, o servidor se manteve empenhado em seu objetivo. Após seus turnos de trabalho e aproveitando suas folgas, viajava de moto até o destino em Minas Gerais. Em dias de muito treinamento, chegou a atingir o pico do paredão de três a quatro vezes, mais de 1.000 metros, a fim de dominar o percurso para executar com máximo de precisão a subida sem instrumentos de segurança.

No mês de novembro, a conquista do atleta foi registrada e acompanhada por uma equipe de filmagem e apoio. Em declaração dada após a subida, Lima comenta a dificuldade de expressar em palavras a sensação dessa conquista. “Parecia um sonho. Quando eu olhei o último lance parecia que eu ainda estava na cama, no abrigo, sonhando com esse momento que foi tão esperado”, reforçou o atleta.

Para o ASP, a atividade tem influência também o seu dia a dia funcional. “O esporte me deixa física e mentalmente saudável para o trabalho, aliviando o estresse do cotidiano”, ressaltou ele.

Conquistas e planos futuros

A história de Lima com a prática esportiva já tem 10 anos. Nesse período, além de ter se aperfeiçoado, o escalador já percorreu outros pontos tradicionais de escalada, como Dedo de Deus e a via K2, ambas no Rio de Janeiro, além de ter participado e conquistado títulos em competições nacionais e internacionais (http://www.sap.sp.gov.br/noticias/not1472.html).

A próxima meta a ser atingida pelo ASP é escalar os 6.962 metros da maior montanha da América do Sul, o Aconcágua, localizado na Cordilheira dos Andes, na Argentina. Dessa vez, Lima não se arriscará tanto e fará a subida usando equipamentos de segurança.

aasassa
Topo