Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/01/22 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Unidades prisionais da CRC são iluminadas de laranja para alertar sobre importância da campanha contra o câncer de pele

Doença corresponde a 33% dos diagnósticos de câncer no Brasil, diz Sociedade Brasileira de Dermatologia

Durante todo o mês de dezembro, o Centro de Detenção Provisória (CDP), o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Hortolândia, o Centro de Ressocialização (CR) de Bragança Paulista e as penitenciárias de Mairinque e de Votorantim ficaram iluminados na cor laranja em alusão à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele.

A iniciativa visa alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces, informar sobre as opções de tratamento disponíveis e chamar a atenção para os cuidados a serem incorporados à rotina diária.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, uma média de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.

Dezembro Laranja

Criada em 2014 pela SDB, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é caracterizada pela cor laranja, tornando-se conhecida pelo movimento Dezembro Laranja. Logo, são realizadas diversas ações, em parceria com instituições públicas e privadas, para informar a população sobre o tema.

aasassa
Topo