03/01/22 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CR de Araraquara inaugura galeria de fotos de ex-diretores

Placas foram descerradas em evento que marcou os 20 anos da unidade prisional

O Centro de Ressocialização (CR) Masculino de Araraquara completou 20 anos de atuação no dia 18 de dezembro. Um evento realizado no local marcou as comemorações à data e contou com a presença dos ex-diretores da unidade, Walmir Bossan, Carlos Eduardo Serraglio e a psicóloga Flávia Dótoli, representando o marido Paulo Henrique Dótoli, segundo diretor do estabelecimento penal, falecido em 2014. Os ex-dirigentes ganharam uma galeria de fotos instalada no hall de entrada para o setor administrativo.

Participaram também da cerimônia o presidente da Câmara de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB); a secretária municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, representando o prefeito Edinho Silva (PT); a presidente do conselho da Comunidade de Araraquara, Emeli Luís Rabello; o gerente regional interino da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), João Piauí; além da diretora do CR Feminino de Araraquara, Ede Aparecida Mariano Roselen; o diretor da Penitenciária da cidade, Rodrigo Ronchi Redivo; integrantes do grupo Universal nos Presídios (UNP) e parceiros da unidade em ações de educação e trabalho.

GALERIA DE FOTOS

Atual diretor do CR Masculino, Otacio Manoel da Trindade Filho afirmou que entrar no serviço público estadual o fez entender que todos merecem uma segunda chance. Enfatizou, ainda, a importância da atuação dos ex-diretores no processo de ressocialização do indivíduo preso. “A ideia da galeria de fotos é para que fique gravado o que eles fizeram pela unidade”, destacou.

Walmir Bossan foi o primeiro diretor do CR, onde atuou de 2001 a 2003. “Vi esse estabelecimento crescer, as paredes serem levantadas. O sentimento que tenho é de gratidão por todos e pela linda homenagem que estamos recebendo hoje”, frisou.

Segundo diretor da unidade, de 2003 a 2007, Paulo Henrique Dótoli faleceu em outubro de 2014. “Estou emocionada. É difícil representar o meu esposo que, com 42 anos, deixou esse plano para morar com Deus. Paulo era um gestor incrível. Aprendi muito com ele”, declarou a esposa Flávia Dótoli, que representou o marido no evento.

Carlos Eduardo Serraglio, o Tuca, foi o terceiro diretor, de 2007 a 2020, quando se aposentou da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). “Foi um desafio muito grande. Jamais pensava em realizar todos os projetos que fizemos. A gente sempre se pautou em quatro colunas que acho fundamentais: família, religiosidade, educação e trabalho”, citou Serraglio em seu discurso.

O evento contou, ainda, com a participação de reeducandos. Um deles, o advogado José Mortati Junior leu um texto em homenagem aos colegas. “Aqui, no CR, voltamos à condição de seres humanos. Somos tratados com dignidade, chamados pelo nome”, enfatizou em um trecho de seu discurso.

TRABALHO E EDUCAÇÃO

O estabelecimento penal abriga, atualmente, 220 detentos, entre os regimes fechado e semiaberto. Deste total, 71 prestam trabalho interno (limpeza, cozinha, reparos) ou externo. Já no setor de educação, quase metade do efetivo carcerário (41%) estuda regularmente nos ensinos Fundamental e Médio.

Desde agosto deste ano, 14 presos começaram um curso universitário de Tecnologia em Logística, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), através de uma parceria inédita com o Centro Universitário de Lins (Unilins).

A unidade oferta também diversos cursos profissionalizantes, palestras e projetos visando a reinserção social do indivíduo preso.