Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/01/22 | Mariana Amud – Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Natal do "BEMM" oferece atendimento de saúde na PFC

Ação foi promovida por voluntárias e atendeu reeducandas e servidores da unidade

Na Penitenciária Feminina da Capital (PFC) o ano de 2021 foi finalizado com uma atenção especial voltada ao cuidado com o corpo. A unidade recebeu voluntárias do grupo Boas Energias Mudam o Mundo (BEMM) para uma manhã de assistência à saúde de reclusas, bebês da ala materno-infantil e também de servidores. O estabelecimento penal é subordinado à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, gerida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Para a Diretora Geral da PFC, Deyse Andrade, a visita marcou o recomeço de ações de acolhimento e promoção de bem-estar às reclusas por parte da sociedade civil. “Após praticamente dois anos impossibilitados de receber nossos colaboradores, o projeto traduziu a esperança de tempos melhores”, comentou.

O grupo de nove mulheres formadas em diversas áreas da saúde, dentre elas pediatria, ginecologia, nutrição, fisioterapia, entre outras, promoveu, de forma dinâmica, orientações que abordaram desde a prática sexual segura até a aplicação da técnica de shantala em bebês, finalizando com uma sessão de fotos das crianças com suas mães e das mulheres gestantes.

As voluntárias também se programaram para atender quem estava a serviço na unidade prisional, os servidores. Em sessões individualizadas, houve a aplicação de acupuntura em funcionários, uma forma de cuidar de quem está diariamente responsável por manter a segurança e demandas na penitenciária.

Para uma das organizadoras do BEMM, a médica Daniela Bertolini, ações como a realizada visam não somente a promoção da saúde. “Mais do que isso, é uma forma de fazermos a diferença na vida das reeducandas, para que se sintam olhadas como mulheres, como indivíduos que são. Nós nos sentimos honradas de poder fazer parte disso”, destacou a pediatra e infectologista.

Informação é prevenção

As voluntárias se dividiram por temas para orientações às reclusas de maneira didática e buscando tirar as dúvidas que surgiam. Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), formas de contracepção, amamentação foram alguns dos tópicos abordados.

Ressaltando sempre a importância do conhecimento para uma maior autonomia na escolha de uso de preservativos e contraceptivos, as médicas instruíram sobre os diversos tipos disponíveis na rede pública de saúde, dentre eles as camisinhas masculina e feminina, os anticoncepcionais, implantes hormonais e os dispositivos intrauterinos (DIU). Para a reclusa P.S, a fala da ginecologista Larissa foi esclarecedora. “Eu só conhecia as pílulas e usava camisinha, foi importante saber dos outros métodos”, ressaltou.

Aproximação entre mães e filhos

Em um ambiente mais tranquilo e com a luz baixa, acontecia a instrução de técnicas de shantala em bebês. As fisioterapeutas Clarissa e Luana se encarregaram de demonstrar em bonecos como é feita a massagem indiana. Entre os benefícios, a prática tem efeitos calmantes e auxilia nas saúdes digestiva, respiratória e circulatória das crianças. Uma das reeducandas gestantes que participou da ação disse já estar ansiosa para poder aplicar a massagem em seu filho.

Daniela reuniu as mulheres para explicar amamentação e alimentação complementar de bebês. A médica deu orientações sobre as posições mais confortáveis e indicadas para o aleitamento materno e os cuidados necessários para evitar afogamentos das crianças e desconfortos para as mulheres.

Além das informações, as reeducadas terão como recordação as fotos promovidas em uma sessão especial para as gestantes e mães com seus filhos. O registro foi impresso no dia e ficou com as participantes da ação.

aasassa
Topo