Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

20/12/21 | Mariana Amud – Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

O poder das escolhas para a mudança de vida

Atleta faz palestra sobre sua trajetória para reclusas da Penitenciária Feminina Sant’Ana

Estamos cercados de influências que nos formam para sermos os seres humanos que somos. A escola, a família, o local onde vivemos e as pessoas com quem convivemos. Esses e muitos outros fatores são referências para as decisões que tomamos. No último dia 14 de dezembro, o atleta e empresário Thiago Lima esteve na Penitenciária Feminina Sant’Ana (PFS) e contou, a mais de 40 reclusas, como o poder das escolhas foi essencial para que sua vida se transformasse. A ação teve apoio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

De origem humilde e com um histórico familiar ligado ao tráfico, vícios em drogas e prostituição, Lima enfrentou, quando ainda era muito jovem, as consequências das decisões de seus pais. Mesmo vivenciando na pele as dificuldades que o envolvimento com o crime pode acarretar, o palestrante acabou seguindo caminhos errados.

“Em um momento duro, com dificuldades financeiras e problemas familiares, eu quis resolver as coisas de forma rápida, na ilusão de que o crime poderia me ajudar. Minha mente começou a mudar quando eu descobri que seria pai”, contou o atleta. Em uma fala carregada de emoção e fé, o palestrante contou em detalhes momentos que sentiu ter sido protegido por Deus.

Realização de um sonho

A experiência paterna, um novo relacionamento amoroso e o encontro com a fé foram importantes para que Lima buscasse mudar sua vida e alcançasse um objetivo de criança, o de ser jogador de futebol.

“Mesmo no crime sempre joguei futebol de forma amadora, muitos diziam que eu tinha talento e acredito que esse seja um dos dons que Deus me deu”, disse ele às reclusas participantes da ação. A sua habilidade com a bola o levou à Alemanha, oportunidade que o fez enxergar novas possibilidades de vida.

Com essa bagagem, o atleta leva a sua experiência a jovens, e agora, a pessoas em situação de reclusão, com a intenção de mostrar outras perspectivas possíveis apesar das adversidades que a vida apresenta.

Escolhas de impacto

Durante toda a apresentação do atleta, as reeducandas presentes se identificaram com situações vividas por Lima. “Deus permitiu ele vir aqui contar sua história para nós, isso nos dá esperança de mudança, nos dá força para continuar”, comentou A.M.S., ao final da palestra.

Além de emocionante, os dizeres do rapaz chegaram no momento certo para a reclusa M.G..“Hoje eu estava precisando de uma palavra, um conselho sobre os rumos da relação com o pai da minha filha. Com o que ele falou aqui, eu me decidi e quero uma mudança”, reforçou a reeducanda. Como agradecimento, as presas presentes à palestra entoaram um cântico de louvor para Lima, que se emocionou com a iniciativa.

aasassa
Topo