Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

15/12/21 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Inclusão social: cadeirantes custodiados no CPP de Porto Feliz participam de semana de jogos

Unidade prisional promoveu evento em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz promoveu uma semana de inclusão social para lembrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em 3 de dezembro. A ação possibilitou que reeducandos conhecessem o salão de jogos do Grupo de Ajuda dos Amigos Deficientes (Gaadin) de Indaiatuba. Na ocasião, eles também praticaram esportes.

No primeiro dia, gestores do Gaadin foram até a unidade prisional conhecer os trabalhos desenvolvidos em prol das pessoas com deficiência. Já no segundo dia, foi a vez dos reeducandos se deslocarem até a sede do Gaadin, onde jogaram basquete com o diretor da instituição, Edelcio Santos Batista, que também é cadeirante e atleta de basquete profissional, chegando a atuar na Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas.

Os custodiados assistiram um treinamento de futebol, que tinha como jogadores deficientes visuais e, após o treino, eles ainda fizeram parte de uma roda de conversa e esclareceram dúvidas sobre a modalidade e sobre as condições da falta de visão da equipe.

Para Francisco Ricardo Pereira de Souza, diretor do CPP, esse tipo de interação entre o sistema prisional e a sociedade civil promove a ressocialização e a inclusão. Ele disse ainda que o objetivo maior da realização desse evento no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é conscientizar a população, inclusive dentro do ambiente penal, a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes e ressaltar que essas pessoas não são menos capacitadas e, assim, como as outras pessoas, possuem direitos e deveres assegurados.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992. Desde então, no dia 3 de dezembro, existe uma reflexão sobre os direitos dos deficientes em todo o Brasil. Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidade a todos, promover os direitos humanos, refletir sobre assuntos de deficiência, celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar na inclusão desse segmento na sociedade.

aasassa
Topo