Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/12/21 | Kelma Jucá - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Servidor da SAP sagra-se campeão mundial de Jiu-Jítsu

Agente do CPP de São Vicente conquista título em importante competição no cenário das artes marciais

O quadro funcional do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Vicente guarda um talento das artes marciais. O Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Mauro Morgado, de 57 anos, acaba de ganhar o Campeonato Mundial de Jiu-jítsu 2021, na categoria Master. A disputa ocorreu no dia 26 de novembro e foi realizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo (CBJJE), no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

A mais nova medalha de ouro do atleta foi conquistada numa disputa que lhe rendeu um placar de 11 x 0, cujo desfecho se deu com a desistência do adversário após lhe ser aplicado uma chave de torção de pulso.

O título de campeão mundial soma-se a outras 14 conquistas nacionais e internacionais no esporte, modalidade que começou a praticar em 2011. Mauro Morgado treina uma média de dez horas por semana. O mais recente título endossa o anterior, de 1º lugar no ranking nacional.

Servidor da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) há sete anos, Morgado fala que aplica os ensinamentos da arte marcial no dia a dia de sua função. “O jiu-jítsu me ajuda a manter as capacidades de paciência, observação e foco nas atividades do meu plantão”, explica.

Atualmente Faixa Marrom no esporte, Morgado conta que começou a treinar aos 47 anos. “É uma idade mais avançada para começar no jiu-jítsu. Porém, nunca é tarde para começar algo novo. Para mim, foi uma questão de superação e resiliência. O esporte me ajudou com disciplina e autoconfiança, além de receber reconhecimento por parte de colegas de equipe, família e amigos”, anima-se.

A primeira motivação para dar inícios aos treinos foi a saúde. O agente penitenciário enfrentava dificuldades por conta do sedentarismo, como hipertensão e obesidade. “Depois que comecei a praticar o esporte, recuperei minha autoestima, adquiri uma melhor qualidade de vida e consegui, além de perder peso, controlar a hipertensão”, revela.

Integrante do setor de sub-frota do CPP de São Vicente, Mauro Morgado ainda concilia a rotina de treinos com os estudos. Ele cursa faculdade de Ciências Políticas. Casado e pai de 3 filhos, Morgado não esconde a felicidade em ganhar mais uma competição.

“É um sinal de que a minha rotina de treinos está adequada para atingir o objetivo de subir ao pódio. E, claro, é uma tremenda realização pessoal conseguir ter êxito em algo que me propus a fazer da melhor maneira possível”, resume o campeão mundial.

aasassa
Topo