Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/12/21 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Evento em presídio tem atendimento odontológico, exames e palestra

Sipat da Penitenciária I de Pirajuí focou em ações de saúde e bem-estar para presos e servidores

A Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz ” de Pirajuí promoveu, nos dias 25, 26 e 30 de novembro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) 2021. O evento contou com atendimento odontológico, exames de PSA (próstata) para os presos e palestra virtual sobre os benefícios da dança para a saúde.

Promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade prisional, a ação é realizada anualmente no presídio. O primeiro dia de atividades contou com a presença da cirurgiã-dentista Bruna Santos de Freitas, que atendeu seis funcionários para avaliação dental gratuita e orientações.

EXAMES

Durante todo o mês de novembro, a equipe de saúde da unidade prisional realizou o rastreamento em 100% da população privada de liberdade com idade acima de 45 anos. Os presos foram submetidos ao exame de próstata PSA (antígeno prostático específico).

“Uma simples coleta de sangue pode definir todo o futuro do paciente, já que o exame PSA busca alterações das células da próstata e, assim, auxiliar o diagnóstico precoce. Todos os resultados foram negativos”, destaca a diretora do Núcleo de Saúde do estabelecimento penal, Mariani Pires Vita Valentim.

DANÇA

A palestra “Dança, Saúde Para o Corpo, Alegria Para a Alma” encerrou a Sipat 2021 da Penitenciária I de Pirajuí. Conduzido pela professora de dança Priscila Francine Lopes, o bate-papo virtual abordou os benefícios da atividade para a saúde do corpo e da mente.

“No que diz respeito às mulheres, aprendemos que a dança, em muitos casos, pode curar doenças que acometem o ovário, além de facilitar o processo de engravidar. Dançar ajuda ainda a amenizar problemas como tendinite, dores musculares”, relata a presidente da Cipa da unidade prisional, Mary Aparecida Macedo Shamas.

aasassa
Topo