Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/12/21 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Saúde do homem: presídio tem palestras, exames e torneio de futebol

Sipat da Penitenciária de Álvaro de Carvalho focou na campanha Novembro Azul

A Penitenciária “Valentim Alves da Silva” de Álvaro de Carvalho promoveu, de 17 a 19 de novembro, a 10ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat). Com foco na Campanha Novembro Azul, o evento contou com palestras sobre a saúde do homem, exames e um torneio de futebol para fechar as atividades.

Nas discussões, os palestrantes abordaram a importância de ações de prevenção e combate ao câncer de próstata, que atinge grande parte da população masculina e ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Uma pesquisa nacional mostra que pelo menos 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista.

Ainda dentro desta temática, os profissionais da saúde destacaram que, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos devem procurar um médico para conversar sobre o exame de toque retal, que permite avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e realizar o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

EXAMES

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade prisional, organizadora da Sipat, proporcionou ainda exames de saúde. Um deles é o dextro, feito para detecção de diabetes. Os servidores também puderam aferir a pressão arterial.

FUTEBOL

O evento foi encerrado com um torneio de futebol, formado por quatro equipes - sendo três de funcionários da Penitenciária de Álvaro de Carvalho e uma de convidados da cidade de Júlio Mesquita. O time campeão recebeu troféu e medalhas, que também foram entregues ao goleiro menos vazado e o artilheiro do campeonato.

A atividade teve como objetivo proporcionar um momento de confraternização e lazer aos participantes, além de incentivar a prática de atividades físicas como forma de cuidar da saúde.

aasassa
Topo