Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/12/21 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária I de Balbinos promove evento para o público LGBTQIA+

Com foco na diversidade de gênero, projeto ‘Quebrando Tabus’ é voltado para reeducandos e contou com palestra

A Penitenciária I “Rodrigo dos Santos Freitas” de Balbinos promoveu ações de valorização e autoestima voltadas para o público LGBTQIA+, através do projeto “Quebrando Tabus”. Iniciativa da Diretoria de Reintegração e Saúde em conjunto com o setor de Educação da unidade prisional, as atividades, realizadas no início de novembro, contemplaram 39 reeducandos, que assistiram palestra ministrada por uma vereadora da cidade de Araraquara.

Com debate acerca da discriminação sofrida pela população LGBTQIA+, a palestrante Felipa Brunelli buscou resgatar a autoestima das participantes, enfatizando o desenvolvimento de competências relacionadas aos valores pessoais, sociais, morais e éticos, independente da identidade de gênero de cada pessoa.

Direitos e deveres da comunidade LGBTQIA+ também entraram na pauta, que contou, ainda, com dicas sobre como utilizar o tempo no cárcere, superação e vida após prisão. “Fiquei encantada pelo acolhimento e recepção de todos. Gostaria de realizar novos trabalhos em conjunto com a unidade, podendo levar mensagens de superação às pessoas privadas de liberdade”, projeta Brunelli.

‘CRIAR FORÇAS’

Uma das participantes do evento, a transexual Kemilly, de 19 anos, destacou a importância de ações voltadas ao público LGBTQIA+ dentro de estabelecimentos penais. “Atividades como esta nos fazem criar forças para superar todas as discriminações que já sofremos. Ajuda, também, a acreditar que o amanhã será um dia melhor”, diz. “Essa palestra nos fez despertar novamente para a vida, pois já sofri muita discriminação”, complementa a reeducanda Larissa, de 21 anos.

Diretor do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde da Penitenciária I de Balbinos, Alexandre Pera avalia que o evento atendeu às necessidades das participantes. “As ações desenvolvidas alcançaram os objetivos almejados. Que outras atividades desta natureza possam ocorrer no próximo ano”, almeja.

SEGUNDA EDIÇÃO

Coordenador e responsável pelo projeto, o Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Paulo Oliveira dos Santos lembra que esta é a segunda edição do “Quebrando Tabus” e que o evento, mais uma vez, superou as expectativas da equipe organizadora. “Contribuiu para troca de experiência, esclarecimentos, superação e autoestima”, finaliza Paulo, que atua no setor de Trabalho e Educação da unidade.

aasassa
Topo