Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/12/21 | Arnaldo Martins – Coordenadoria de Saúde  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Campanha “Fique Sabendo” 2021 aplica testes de HIV e sífilis em presos de São Paulo

SAP e Secretaria de Estado da Saúde estão na luta contra a doença

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é lembrado no dia 1º de dezembro, quando é aberta, pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Centro de Referência e Treinamento/Aids-SP – CRT/AIDS, a 14ª Campanha Estadual de Testagem do HIV e sífilis no Estado, dando início ao mês “Dezembro Vermelho”. A ação estratégica do CRT/AIDS conta com o apoio da Coordenadoria de Saúde da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Em muitas unidades prisionais da SAP, a testagem de HIV e sífilis é realizada no momento em que o reeducando ingressa no sistema prisional. Ainda assim, a SAP integra a Campanha anual “Fique Sabendo” do CRT/AIDS que é uma importante ação de intensificação da testagem do HIV e da sífilis das populações mais expostas.

O Brasil marcou sua presença no cenário mundial em 1996, quando passou a garantir o direito de acesso universal ao tratamento da infecção pelo HIV tendo sido o primeiro país em desenvolvimento a fazê-lo. Desde então vem progressivamente implementando medidas e ações no sentido de garantir a manutenção deste marco histórico.

A Campanha de testagem tem o objetivo de estimular a população do Estado de São Paulo, incluindo a população prisional, a realizar o teste de HIV e sífilis, principalmente quem nunca realizou o exame antes, mas que pertence aos grupos mais atingidos pelas infecções. Com a realização do teste, nos casos positivos, o tratamento é ofertado imediatamente após o diagnóstico, levando assim à interrupção da cadeia de transmissão da doença.

“A realização da Campanha Fique Sabendo – Faça o teste da Aids e da Sífilis na SAP é a renovação da conquista da parceria com o CRT/AIDS na luta contra o HIV e sífilis”, destaca Sérgio Bassitt, diretor de Planejamento de Ações de Saúde da SAP.

No caso do HIV, a testagem é a porta de entrada nesta cadeia de cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral do HIV. E, no caso da sífilis, a testagem propicia o diagnóstico e tratamento de uma doença muitas vezes silenciosa.

Nestes 13 anos de experiência da Campanha Estadual de testagem houve muitos avanços, garantindo assim o acesso das pessoas mais expostas ao diagnóstico e tratamento do HIV e da sífilis, com garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico e acesso ao tratamento.

A Aids tem tratamento e a sífilis tem cura. Fazer o diagnóstico e tratar os portadores dessas doenças são formas efetivas de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas e quebrar a cadeia de transmissão das doenças, visando ao controle desses dois importantes problemas de saúde pública.

aasassa
Topo