Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/11/21 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Autovalorização é tema de evento virtual realizado na Penitenciária I de Serra Azul

Voltada para os servidores de presídios, 12ª Sipat contou com palestras sobre saúde e autoconhecimento

A Penitenciária I de Serra Azul promoveu, de 16 a 18 de novembro, a 12ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat). Pela segunda vez, o evento foi realizado de forma virtual, por conta da pandemia de Covid-19. Com o tema “Autovalorização”, a atividade deste ano teve como foco propiciar momentos de autoaceitação e autoconhecimento, enaltecendo as qualidades e conquistas das pessoas com objetivo de aprender com as limitações.

É o que explica a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade prisional, Ana Lúcia dos Santos. “Quando o velho conceito acerca de nós se dissolve e as idealizações construídas caem por terra, o vazio que surge pode ser assustador. Entretanto, se tivermos a coragem de não interromper o processo, teremos a oportunidade de realizar maravilhosas descobertas”, afirma.

Os encontros online puderam ser assistidos por meio de links disponibilizados antecipadamente. O evento, voltado aos servidores das unidades prisionais subordinadas à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN), contou com bate-papos com profissionais que atuam tanto no sistema penal quanto nas áreas de saúde e empresarial.

SAÚDE MENTAL

A palestra “Saúde Mental na Adolescência” abriu a Sipat 2021 da Penitenciária I de Serra Azul. Conduzida pelas psicólogas Maria Laura Baldassari e Juliana Bessa, a atividade abordou a importância de cuidados essenciais no âmbito familiar. “A criança ou o adolescente acolhido traz para a fase adulta qualidades e ferramentas essenciais ao longo da vida”, resume a presidente da Cipa.

Ana Lúcia destaca, ainda, a realização da palestra sobre autoconhecimento, ministrada pela terapeuta holística Rosicler Palhano. “Ela falou sobre empreender esta jornada de forma consciente. Este é o segredo para que possamos ter clareza acerca do que precisa ser abandonado e de nossos sentimentos de entrega”.

NOVEMBRO AZUL

O clínico geral e ginecologista José Maria Lopes discorreu sobre a saúde do homem em sua apresentação online. “O médico nos trouxe esclarecimentos sobre o autocuidado masculino e tratamento precoce, no tocante ao Novembro Azul, que é a campanha de prevenção ao câncer de próstata”, resume Ana Lúcia.

Procrastinação foi tema de outra palestra, conduzida pelo psicólogo Wilson Ferreira Coelho. “Ele abordou a questão de saber lidar com o sentimento que advém desse adiamento, dessa fuga inconsciente. Ou será consciente? Procrastinar é coisa de gente preguiçosa ou um mal silencioso? Foi bem bacana essa discussão”.

ENCERRAMENTO

O encerramento da 12ª Sipat da Penitenciária I de Serra Azul contou com mais duas palestras: uma sobre autossabotagem, com Karina Camilo Borges (formada em Administração de Empresas); e outra com o tema longevidade, ministrada pelo Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e psicólogo Júlio César Carvalho.

“A Karina falou como podemos gerir sensações que nos impedem de crescer, tais como sentimento de vitimização, negação, culpabilidade, procrastinação, inconstância e medo”, elenca.

“Já a outra palestra (longevidade) abordou sobre como tornar-se velho, percebendo que o segredo é a jornada. Isto é: envelhecer com uma pitada de sensibilidade e de amor passa a ser uma viagem à plenitude”, finaliza Ana Lúcia.

aasassa
Topo