18/09/12 | UnG - Universidade Guarulhos

Reeducandos recebem certificados de capacitação profissional

Cerca de 20 jovens da Penitenciária José Parada Neto, em Guarulhos, participaram do evento

Cerimônia de entrega dos certificados

Cerca de 20 reeducandos em regime semiaberto da Penitenciária José Parada Neto, em Guarulhos, receberam certificado de capacitação profissional por participarem de diferentes cursos de férias realizados na Universidade de Guarulhos (UnG) em julho deste ano. No total, 50 sentenciados do presídio frequentaram as atividades de cursos diversos, como Informática Básica, Gestão de Projetos Sociais, Matemática para Concursos, Desenho Artístico, Fotografia, entre outros.

A cerimônia aconteceu na tarde do dia 12/9 e contou com a presença do secretário de segurança pública de Guarulhos, Marcelo Charaba, do diretor de segurança pública do município, João José Bicudo, do diretor técnico da penitenciária, Emerson Rodrigues Sanches, da juíza de execução criminal de Guarulhos, Juliana Koga Guimarães, do presidente da OAB da cidade, Fábio Souza, e de representantes da universidade.

Na primeira edição da iniciativa, realizada em janeiro, 30 presidiários foram beneficiados com bolsas de estudo para os cursos. Durante o evento de certificação, em março, a UnG anunciou a ampliação do projeto. Nesta edição, cerca de 50 jovens tiveram a oportunidade de participar das atividades. Alguns, inclusive, pela segunda vez. “Quando cheguei aqui e vi alguns rostos conhecidos, jovens que fizeram o curso em janeiro e retornaram em julho, fiquei ainda mais satisfeito”, disse o reitor da UnG, prof. Alexandre Estolano.

O chanceler da Instituição, prof. Antonio Veronezi, agradeceu a parceria firmada com o Judiciário e reafirmou a importância dos trabalhos sociais realizados pela UnG. “O importante não é ter o instrumento, mas sim a vontade de aprender. Nosso desejo é que a cada semestre o número de participantes aumente. Propague isso aos amigos de vocês e participem sempre de nossos cursos. Nós acreditamos em vocês”, falou, dirigindo-se aos formandos.

J. R. G., 34, ficou emocionado ao receber o diploma e afirmou que o maior desafio é voltar a acreditar em si próprio. “A maior parte da população acredita que podemos mudar e tornar a vida das pessoas melhores, por meio do trabalho honesto e de boas ações. Porém, a descrença vem de nós mesmos. Levamos algum tempo para compreender tudo o que aconteceu, a nova vida que passamos a ter e que temos condições de nos tornarmos pessoas melhores. Nosso maior exemplo de vida nessa tarde foi o prof. Veronezi. Ele nos recebeu de braços abertos e sua humildade e história de vida nos inspirou muito”, disse o reeducando.

Também estiveram presentes na cerimônia a vice-reitora acadêmica, profª. Luciane Lúcio Pereira; a superintendente acadêmica, profª. Maria Helena Krüger; a coordenadora de Extensão, profª. Madalena Oliveira Lima, o desembargador e diretor do curso de Direito da Universidade, prof. Paulo Dias de Moura Ribeiro, entre outras autoridades.

Fonte: UnG - Universidade Guarulhos