Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

25/11/21 | Imprensa Coremetro - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Ponto Firme volta a desfilar na São Paulo Fashion Week

Projeto, de Gustavo Silvestre, auxilia na reintegração social de presos e egressos do sistema penitenciário de SP

O projeto Ponto Firme, do estilista Gustavo Silvestre, teve sua quarta participação na São Paulo Fashion Week (SPFW) N52. A iniciativa, que envolve a confecção de roupas em crochê, é desenvolvida na Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey” de Guarulhos e com egressos da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). O desfile foi realizado no último dia 19, às 10h, presencialmente no novo Ateliê-Escola-Estúdio.

A coleção de verão “Bando” apresentou 20 looks produzidos por quatro artesãos-egressos, detentos e jovens da periferia de São Paulo, que desenvolvem gráficos e desenhos em bonés. Em retomada às atividades pós-período de isolamento social estabelecido pelo Governo do Estado, o Ponto Firme voltou com suas oficinas dentro da penitenciária, atualmente com a participação de 12 reeducandos.

Os trabalhos desenvolvidos com o apoio da Círculo S/A têm como inspiração a liberdade, sentimento que permeia a vida de encarcerados, mas que também fez parte do cotidiano de todos durante a quarentena. “As peças foram produzidas nesta fase de retomada das aulas do Ponto Firme dentro da Penitenciária Adriano Marrey, em Guarulhos, onde o projeto nasceu há seis anos, mas foi interrompido durante o período da pandemia. Neste retorno às aulas presenciais, 12 novos alunos do Ponto Firme estão sendo capacitados pelo curso, além de egressos, e participam da criação das roupas”, comentou Gustavo.

Tecnologia social

Durante a participação na SPFW foi inaugurado o Ateliê-Escola-Estúdio do Ponto Firme, no Centro de São Paulo, com apoio da Brazil Foundation - uma organização sem fins lucrativos voltada a projetos sociais. A iniciativa tem como objetivo ser um local de referência em artes manuais, com cursos voltados a egressos, como oportunidade de reinserção social, e para o público em geral interessado. As aulas devem iniciar ainda neste ano.

Com uma ação de reintegração social e capacitação estabelecida desde 2015 na unidade prisional de São Paulo, o Ponto Firme agora também alcança o sistema penal do Paraná. Com apoio da ONG Redirect, Gustavo Silvestre está capacitando mulheres encarceradas em corte, costura e design de moda.

aasassa
Topo