Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/11/21 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Produção de blocos no CDP de Sorocaba promove ressocialização e economia para o sistema

Durante as atividades, reeducandos são supervisionados por servidores e ganham remição da pena

Quatro custodiados do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba estão fabricando blocos de concreto para utilizá-los nas reformas do CDP e, futuramente, em outras unidades prisionais da região. Aproximadamente 350 blocos são produzidos diariamente, durante oito horas de trabalho.

A fabricação começou em junho e é supervisionada por um servidor da unidade prisional. O objetivo é incentivar as boas práticas, economicidade ao erário e a ressocialização. Além disso, é uma forma de manter os custodiados ocupados neste período de pandemia e evitar a ociosidade.

Os blocos são produzidos no CDP, onde há um lugar reservado com cobertura e local para secagem. Além do aprendizado na fabricação de blocos de concreto, o que permite aos reeducandos uma capacitação profissional para usar o ofício quando em liberdade, os custodiados recebem remição de pena devido ao trabalho realizado.

Um dos produtores de bloco, preso desde 2016, conta sua experiência ao trabalhar na unidade prisional. “Somos muito bem instruídos para fabricar os blocos. O bom é que, além de diminuir a minha pena, eu estou aprendendo uma profissão que vai me possibilitar abrir o meu negócio quando eu estiver na rua”, encerra o apenado.

A ideia de a unidade prisional começar a fabricar os blocos surgiu após a inauguração da Ala de Progressão, momento em que os gestores perceberam a necessidade de terem os materiais disponíveis para reformarem outras áreas do estabelecimento penal.

Segundo o diretor do CDP, Adalberto Vieira Garcia, após as obras, foi perceptível uma mudança no comportamento dos custodiados envolvidos, alterando positivamente a rotina do ambiente.

aasassa
Topo