Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/11/21 | Eliane Borges - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Unidades prisionais de SP incentivam ações preventivas ao câncer de mama


Prevenção e diagnóstico precoce são armas que podem salvar vidas quando o assunto é câncer de mama. Por isso, anualmente, as unidades prisionais da região Oeste do Estado incentivam as servidoras e reeducandas a realizarem os exames preventivos. No mês de outubro, diversas ações foram desenvolvidas para tratar do assunto de maneira leve e descontraída, com apoio do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVIDASs-Oeste) por intermédio das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas).

Em alusão à Campanha Outubro Rosa, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista confeccionou painel decorativo contendo os sintomas da doença e da forma correta de realizar o autoexame. Após um coffe break, as servidoras assistiram a um vídeo acompanhado de palestra feita por uma médica sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Para acesso da população carcerária foram afixados cartazes na unidade prisional. As reeducandas também receberam orientações sobre higiene menstrual e absorventes doados pela Campanha Dignidade Menstrual, da Diretoria e Comissão da Mulher Advogada da 91ª Subseção de Andradina, através da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB) e a Caixa de Assistência dos Advogados do Brasil (CAASP). Em complementação, alunos do curso de enfermagem da FUNDEC/UNIFADRA palestraram sobre o câncer de mama para as mulheres que cumprem pena na Ala de Progressão.

Solidariedade

No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Lavínia foi realizada a 1ª Edição do Projeto “Mulher que se ama, mulher que se toca”, sendo reservadas às servidoras vagas em hospital para realizarem exames de imagem das mamas (mamografia). Tanto a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista como o Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba e a Penitenciária “Ozias Lúcio dos Santos” de Pacaembu arrecadaram lenços, turbantes e toucas para serem entregue para instituições de terapia oncológica da região. Essa última aproveitou a ocasião para arrecadar também 696 peças de roupas, doadas à Assistência Social Mariana de Pacaembu, enquanto o CR de Araçatuba encaminhou suas doações à Santa Casa de Misericórdia do município. O Hospital do Câncer de Barretos foi agraciado com doações de tampinhas recicláveis, coletadas por servidores do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu, enquanto a Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis arrecadou desodorantes roll-on para o Grupo de Apoio “Amigas do Peito” de Presidente Prudente, que auxilia mulheres diagnosticadas com câncer de mama.

Roda de conversa

O servidor José Hamilton Garrido Vilches comoveu o corpo funcional da Penitenciária “Zwinglio Ferreira” de Presidente Venceslau I ao compartilhar a experiência vivida por sua esposa, que foi diagnosticada com a doença, mas tratou e foi curada. Ele enfatizou a importância do apoio familiar durante todo o processo. Nas Penitenciárias de Osvaldo Cruz, Dracena, Marabá Paulista, Presidente Bernardes e CDP de Nova Independência, profissionais da saúde ministraram orientações sobre o tema. O CDP de Caiuá abordou também a violência doméstica e familiar. Além de palestra, a Penitenciária de Paraguaçu Paulista proporcionou um momento de maquiagem e manicure às funcionárias.

As demais unidades prisionais decoraram as paredes e promoveram dias específicos para que os servidores se vestissem com peças de roupas na cor Rosa, além de afixar cartazes informativos e distribuir lembrancinhas e brindes. São elas: CDP I e II de Pacaembu, PI de Mirandópolis, PII de Presidente Venceslau, CR e penitenciária de Presidente Prudente.

aasassa
Topo