Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/11/21 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CDP de Piracicaba e Penitenciária de Sorocaba completam aniversário de fundação

Para celebrar as datas, as unidades fizeram atividades focadas na saúde

A data era 16 de outubro de 2001 quando foi inaugurado o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Nelson Furlan” de Piracicaba. Hoje, após duas décadas de existência, mais de 70 mil pessoas foram custodiadas na unidade prisional e, durante o período, diversas atividades foram desenvolvidas em prol da ressocialização do apenado.

Sob a gestão de Mauricio Arantes Romero Gonçalves, um dos objetivos principais do CDP é trabalhar na área da saúde. A unidade já foi destaque entre os demais presídios no Estado nas ações realizadas para coibir doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, dengue, entre outras. E com a pandemia não foi diferente. Todos os cuidados foram tomados e não houve registro de morte entre os encarcerados e os servidores.

O CDP foi o precursor nas audiências por videoconferências. Idealizada pelo juiz titular da Vara do Júri e Execuções Criminais da Comarca de Piracicaba, Luiz Antonio Cunha, a tecnologia passou a ser utilizada em 2019. “Após a pandemia, essa iniciativa foi intensificada e, hoje, 99% das audiências continuam sendo realizadas por vídeoconferência, com exceção de algumas de júri”, disse o diretor da unidade.

Para comemorar os vinte anos da unidade prisional, o diretor Gonçalves e seus colaboradores criaram uma galeria de fotos dos principais eventos ocorridos no CDP, com servidores e reeducandos, além de oferecer um café da manhã para o corpo funcional, que ao longo desse tempo contribuiu para o bom andamento do estabelecimento.

P1 de Sorocaba

Conhecida popularmente como Mineirão, a Penitenciária “Dr. Danilo Pinheiro” completou 45 anos de existência no dia 22 de outubro. Atualmente gerida por Edézio José da Silva Júnior, a unidade prisional conta com diversos projetos em prol da ressocialização dos custodiados.

Como foco na saúde, a Diretoria do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (DCras) tem focado na qualidade de vida tanto na parte física, quanto na mental desenvolvendo ações preventivas e educativas.

No projeto “Hiperdia", a equipe de saúde realiza mensalmente controle de peso, pressão arterial, aferições de glicemia, temperatura dentre outros. Em complemento, são realizadas palestras educativas visando disseminar importantes informações de saúde e qualidade de vida.

No aspecto da saúde mental, em parceria com a Universidade Anhanguera, a unidade prisional proporciona atendimento ao servidor, fazendo rodas de conversas e atendimentos individuais, realizados por alunos do curso de psicologia. Além dos programas de saúde, a PI de Sorocaba promove torneios nas modalidades esportivas de futsal e futebol para os encarcerados.

Em comemoração aos 45 anos do prédio, os servidores foram recepcionados com um café da manhã e receberam lembranças personalizadas alusivas as mais de quatro décadas da unidade prisional.

aasassa