Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/11/21 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Servidor que é triatleta faz palestra motivacional no CDP de Capela do Alto

Paulo Henrique Vieira Martins percorreu cerca de 4 mil quilômetros de bicicleta na Europa e contou sua trajetória

Superação é a palavra que define o servidor e triatleta Paulo Henrique Vieira Martins, mais conhecido como PH. Após sua jornada de aventura pelo continente europeu, ele retorna ao Brasil e passa a fazer uma série de palestras no âmbito prisional.

No dia 5 de novembro, o atleta e agora palestrante falou para colegas de trabalho do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto, momento em que compartilhou seus desafios em uma palestra com o título "Minha Vida sobre duas Rodas, uma aventura de Superação - Europa 2021".

Sua trajetória começou em 2019, ano que, com muito esforço, alcançou uma histórica classificação para disputar cinco campeonatos mundiais. Em 2020, com a chegada da pandemia, PH viu a oportunidade de se preparar melhor para disputar títulos na Europa, levando em sua bagagem poucos pertences, como a sua bicicleta e muita vontade de escrever a sua história.

Martins conta suas dificuldades em outro país, como as complicações para se hospedar, se alimentar, mas como a sua vontade de vencer o manteve firme em seu propósito. Usando recursos audiovisuais apresentou aos participantes filmagens, fotos e dados de sua aventura, passando por 10 países e 300 cidades, percurso que somando chega a 4 mil km, pedalando uma média de 6 a 13 horas por dia. Contou sobre suas amizades curtas, porém que jamais vai esquecer, além do reencontro com amigos que fez em 2018, quando esteve em outra competição.

Para PH, a disciplina, a persistência, a força de vontade, o caráter e a crença em um poder superior foram fundamentais para vencer as adversidades. Ele ainda aproveita o momento para incentivar os colegas e ouvintes a escreverem a própria história por intermédio de viagens, novas culturas, novos conhecimentos, novas pessoas.

Europa

Paulo Henrique Vieira Martins embarcou no Aeroporto de Guarulhos com destino a Davos, na Suíça, no dia 23 de agosto. Ele ficou 46 dias na Europa, passando por Alemanha, Bélgica, Escandinávia, Holanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Noruega.

Foi na Bélgica que ele participou da primeira meia maratona, quando correu durante 1h33 min, em um ritmo médio de 4’29 por km. No triathlon ele foi o 17º colocado.

“Neste período, eu contei com o auxílio de brasileiros que me ajudaram enviando pix para custear as despesas, com aplicativo de celular para conseguir hospedagem na casa das pessoas e com a fé da minha mãe, que sempre deixou uma vela acesa na sala da casa dela”, encerrou PH.

aasassa
Topo