18/11/21 | André Luzzi - GCAE / Patrícia Freitas - Imprensa CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Documentário retrata vozes das mulheres na construção de suas histórias

Filme foi exibido na Penitenciária Feminina da Capital

Nos dias 20 e 22 de outubro foi exibido na Penitenciária Feminina da Capital o documentário "Liberdade de Expressão: Mulheres Periféricas", que retrata a história de seis mulheres pretas, periféricas e que usam a arte e a cultura como ferramentas de transformação social, cultural e fonte de renda.

O filme foi produzido e idealizado pelo Coletivo Papo de Mina. O projeto tomou forma durante o início da pandemia e foi contemplado pelo edital do Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) em 2020, da Secretaria Municipal de Cultural da Prefeitura do Município de São Paulo. Ele tem como principal objetivo registrar histórias de mulheres reais e principalmente entender o processo pela busca pela liberdade de cada uma das protagonistas.

Estrelado pelas artistas e empreendedoras Ca Jota, Gih Trajano, Kimani, Dea Da Sul, Pam (Tia Preta Quero Doce) e Mana Black, o documentário tem duração de 92 minutos.

Tendo o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária, o Coletivo realizou quatro apresentações (para aproximadamente 30 mulheres cada). Além das exibições, foram organizadas pequenas rodas de conversa com intuito de entender quais sensações o longa causaria, além de proporcionar uma troca sobre possibilidades, recomeços e sonhos.

A ação foi promovida pelo Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade, da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania.

"Liberdade de Expressão: Mulheres Periféricas"
Produção: Adriana Moraes, Camila Munoz e Cibele Lima
Direção: Cibele Lima