Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/11/21 | Daisyane Mendes - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

GIR 6 realiza treinamento tático para células e grupos de intervenção rápida

Servidores se reuniram em um encontro de dois dias para receber instruções técnicas para atuação no trabalho diário no sistema prisional

A base operacional do Grupo de Intervenção Rápida da região do Vale do Paraíba e Litoral (GIR 6) sediou um treinamento específico para os integrantes das Células de Intervenção Rápida (CIRs) e para os GIRs subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali). O GIR 6, situado no Centro de Detenção Provisória “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté, recebeu 23 agentes da força especial de segurança da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) no mês de setembro.

O treinamento que aconteceu no CDP de Taubaté teve o objetivo de alinhar as técnicas empregadas pelos membros do GIR e CIRs no ambiente carcerário, promovendo o aperfeiçoamento de cada ação tática de seus operadores. “Essa oportunidade vem para orientar o que é correto, usando a nossa estrutura para integrar todas equipes para que trabalhem da mesma forma”, diz Levi José da Silva Santos, comandante do GIR 6.

Estabelecimentos penais de São José dos Campos, Potim, Tremembé, Caraguatatuba, São Vicente, Praia Grande, Mogi das Cruzes, Suzano e Registro enviaram agentes de suas respectivas células para participar do evento.

Seguindo sua doutrina baseada nas Normas Gerais de Ação (NGA) e com estudos minuciosos acerca de causas e possibilidades no âmbito do cárcere, o GIR 6 abordou questões de legislação, técnicas de imobilização e algemamento entre outras atividades. O treinamento também realizou uma oficina de agentes químicos e contou com a participação do canil da Penitenciária I “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé, em um teatro de simulações.

“Este tipo de ação é de grande importância pois permite a interação, a troca de experiências entre os agentes tendo em vista a particularidade de cada unidade prisional. Além disso, esse evento colabora com a administração e reprodução das nossas diretrizes de atuação”, explica Hélio Santana Alves, Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e subcoordenador de Operações do GIR-6.

GIR nas escolas

Já em outubro, os membros do GIR 6 levaram o projeto “Salvando na Base” para a Escola Arrecieres Natali, localizada na cidade de Caçapava-SP. No dia 19 do último mês, aproximadamente 50 alunos da instituição de ensino participaram da iniciativa que visa promover palestras para crianças e jovens sobre o cenário nos presídios, a criminalidade e o impacto do uso de drogas na juventude. A ideia é contribuir positivamente para o desenvolvimento dos estudantes de um modo informativo. A atividade surgiu em 2016 e já assistiu mais de 3.500 crianças e adolescentes.

aasassa
Topo