17/11/21 | Daisyane Mendes - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Unidades prisionais da Corevali colocam o câncer de mama em pauta entre as funcionárias

Doença foi discutida em diversas iniciativas realizadas em presídios do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Vale do Ribeira

Alguns estabelecimentos penais subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) promoveram eventos em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A Penitenciária Feminina II de Tremembé, na região do Vale do Paraíba, dedicou dois dias do último mês para tratar o tema entre as suas servidoras. Nos dias 28 e 29 de outubro, o presídio desenvolveu uma exposição de material didático sobre o assunto, exibiu vídeos informativos sobre os sintomas e prevenção da doença e em parceria com a Igreja Universal as funcionárias também foram envolvidas em atividades de beleza, como corte e escova de cabelos, maquiagem e design de sobrancelhas.

No Alto Tietê, os Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Mogi das Cruzes e de Suzano também deram atenção à campanha. No dia 28 do mês passado, o CDP de Mogi contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Igreja Universal para realizar uma palestra especial sobre a saúde da mulher, seguida de um café da tarde com as colaboradoras. Já o CDP de Suzano organizou as suas ações nos dias 21 e 22 de outubro. As servidoras participaram de um bingo educativo sobre a patologia, sendo que a cada rodada da brincadeira, uma profissional da área da saúde que atua na unidade explicava vários aspectos do câncer de mama. Duas mulheres do corpo funcional do CDP e que enfrentaram o problema deram seus depoimentos de forma esclarecedora. Por fim, a equipe feminina participante ganhou um delicioso café e lembrancinhas confeccionadas pelas próprias servidoras do centro de detenção.

A Penitenciária de Registro, no Vale do Ribeira, ainda mobilizou no dia 8 do último mês, uma palestra sobre o Outubro Rosa para as mulheres do seu quadro de funcionários. O evento contou com a presença de alunos e professores de enfermagem das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira (FVR - Unisepe), situada na cidade de Registro. Com uma abordagem dinâmica, oito representantes da instituição de ensino explanaram questões importantes sobre o câncer de mama e o corpo feminino. “É importante destacar que as envolvidas na ação relataram que a palestra foi muito proveitosa e relevante, mesmo nos dias atuais, em que a tecnologia se encontra avançada e com fácil acesso a informações sobre o assunto. Mesmo com essa facilidade, alguns detalhes e cuidados em relação à prevenção e indícios desse mal podem passar despercebidos”, diz Sandro José Guinsberg, Diretor Técnico Substituto do centro de reclusão de Registro.