16/11/21 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Presídios de SP terão tecnologia antidrone contra envio de drogas e celulares

Forças de segurança de São Paulo serão as primeiras do país a utilizar a nova solução

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) vai utilizar solução antidrone para combater o uso desses equipamentos para o envio de celulares, drogas e quaisquer ilícitos para detentos custodiados nos presídios do estado de São Paulo. Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP) foram treinados em uma unidade prisional da Grande São Paulo no mês de agosto, para operar os novos dispositivos.

Os equipamentos, de origem australiana, são capazes de interceptar drones a uma distância de mais de mil metros. As "armas" interferem no link de dados, fazendo com que a comunicação entre o infrator e o drone seja interrompida e o profissional operador do antidrone assuma imediatamente o seu controle, podendo fazê-lo voltar à origem, forçar sua descida ou mantê-lo em voo estacionário.

O emprego pioneiro dessa tecnologia no país, até então nunca utilizada pelas forças de segurança brasileiras, soma-se ao aparato já existente no sistema penitenciário paulista.

“Uma das vantagens deste dispositivo é sua portabilidade, que permite pronto emprego e fácil transporte para quaquer local, além de contribuir com o aprimoramento do trabalho dos profissionais da SAP”, explica o Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Cesar Restivo. Segundo Nivaldo, a tecnologia tem sido cada vez mais aplicada dentro das prisões de São Paulo, auxiliando sobremaneira na manutenção das condições de estabilidade, segurança e disciplina do sistema.