08/11/21 | Patrícia Lucas de Freitas – CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Auxiliares de obras no Metrô, egressos da SAP têm garantido o sustento das famílias

Resultado foi possível com o Programa Pró-Egresso, uma parceria da Administração Penitenciária com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Um emprego e a chance de poder trabalhar contando com um salário que traga o sustento também para as famílias. É o que os egressos do sistema penitenciário de São Paulo procuram para que não voltem mais para a criminalidade ao deixarem o cárcere.

Com o intuito de trazer oportunidades para quem sai em liberdade, foi criado, em 2009, o Programa Pró-Egresso, uma parceria da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

O Decreto nº 56.290, que criou o programa, permite que, havendo contratação de empresa para prestar serviços ao Estado, os administradores exijam que esta disponibilize o percentual de 5 % das vagas de emprego aos beneficiários do programa.

O Consórcio Mendes Júnior - Power China, responsável hoje pela construção da Linha 2–Verde do Metrô de São Paulo faz parte do programa e conta com 200 vagas (não estão 100% preenchidas) para que egressos trabalhem ativamente nas obras, de segunda à sábado, distribuídos em turnos das 6h às 14h, 14h às 22h e das 22h às 6hs. Os egressos já contratados seguem as mesmas regras dos demais funcionários.

Para que tudo dê certo, os contratados também contam com o suporte da Central de Atenção ao Egresso e Família de São Paulo, com os parceiros Instituto Recomeçar e Instituto Responsa, que fazem o acompanhamento psicossocial e com a equipe da SDE que realiza através do site www.empregasaopaulo.sp.gov.br o cadastro e encaminhamento para as vagas de trabalho.

Um dos trabalhadores que têm se identificado muito com o serviço é Marcos Paulo, que ingressou na empresa no início de outubro e possui uma boa experiência na área da construção civil em seu currículo. O egresso, em seu período de cumprimento de pena, participou dos cursos de qualificação profissional como o - Pintura nas Escolas - Escola + Bonita e Programa PET, este último chegou a ser professor, replicando aos demais o conhecimento adquirido, entre outros empregos.

Hoje, trabalhando na Linha- 2, está como Auxiliar de Obras e disse ter criado interesse na área, além de se sentir grato e feliz pela oportunidade, por estar conseguindo pagar suas contas e ajudar sua mãe e irmão com quem vive.

Já Fabiano (nome fictício), está há seis meses trabalhando como Auxiliar, está muito empolgado com o serviço e quer dar continuidade no seu aprendizado e estudar Engenharia Civil. “O dinheiro suado é o melhor dinheiro, trabalhar faz a gente evoluir, pensar e respeitar o próximo sem fazer maldade com ninguém”.

Pedro (nome fictício), com um pouco mais de idade, ao sair em liberdade, pensou que seria muito difícil encontrar serviço que o contratasse, mas conseguiu ser admitido também nas obras do Metrô. Ele comentou que a pessoa que ficou mais feliz com esse emprego foi sua esposa. Além disso, elogiou muito as condições de trabalho e a maneira como são bem cuidados, com refeições completas e saborosas (sendo café da manhã, almoço e café da tarde). No refeitório, todos almoçam juntos respeitando as normas da pandemia de Covid-19 e sem distinção de pessoas ou cargos.

“O acompanhamento dos egressos nos primeiros meses de inserção no novo desafio é fundamental para fortalecer o retorno ao mundo trabalho. E estamos fazendo isso em uma ação conjunta com a SDE e parceiros da sociedade civil. A aproximação com a empresa amplia o vínculo de confiança no programa e possibilita a abertura de novas frentes, como a possibilidade de capacitação dos egressos para funções mais especializadas”, aponta a Diretora da região Metropolitana do Departamento de Atenção ao Egresso e Família, Yara Toscano.

Visita às obras do Metrô

Todos os parceiros (Central de Atenção ao Egresso e Família de São Paulo, Instituto Recomeçar, Instituto Responsa e Secretaria de Desenvolvimento Econômico), se reuniram e visitaram as obras no dia 21 de outubro.

A visita foi guiada pelos representantes do Consórcio, onde puderam conhecer os ambientes de trabalho dos egressos, onde recebem as instruções iniciais de trabalho, refeitório, vestiário e também toda parte administrativa das construções.

A reunião proporcionou novas ideias, sugestão de novos serviços para os egressos e egressas do sistema.

“O contato com os egressos que estão trabalhando é sempre muito gratificante e renova nossas forças. É visível o brilho no olhar de cada um, isso é transformação social e o impacto disso é imensurável. É visível a mudança de postura, a forma como se apresentam para as entrevistas de emprego”, complementa Senna Ricarte, Gestor de Relacionamentos, responsável pela empregabilidade no Instituto Recomeçar.

"Nós fazemos o atendimento do egresso que nos procura oferecendo atenção, acolhimento e orientação para que ele possa enfrentar o desafio do trabalho e sua ressocialização. No canteiro de obras, observamos a alegria e transformação que o trabalho digno proporciona tanto para o egresso quanto para seus familiares. O olhar de gratidão de cada um reforça nossas intenções de querer fazer sempre mais para continuar ajudando essas pessoas a mudarem suas vidas", diz Raquel Pintan, Diretora do Programa Pró-egresso da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Para mais informações sobre o Programa Pró-Egresso, acesse: http://www.sap.sp.gov.br/crsc/capacitacao.html