Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/11/21 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Após vencer o câncer de mama, servidora de presídio em Araraquara é homenageada na volta ao trabalho

Funcionária atua no CR Feminino da cidade. Outras unidades também promoveram ações voltadas à saúde da mulher

Em julho de 2020, a Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Alessandra Maria Ferreira da Silva de Freitas foi diagnosticada com câncer de mama. Mesmo abalada, a servidora do Centro de Ressocialização (CR) Feminino de Araraquara encarou o problema de cabeça erguida e, após quase um ano de tratamento, venceu a doença. Há duas semanas, voltou a trabalhar e recebeu várias homenagens. “Foi emocionante”, declarou.

A funcionária de 45 anos aproveitou a ocasião para dar o seu depoimento e falar sobre a importância de realizar exames rotineiros, durante evento que marcou as ações do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção da doença que afeta mulheres do mundo todo. Outros estabelecimentos penais subordinados à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) também participaram da campanha.

“Voltar à rotina significa que a vida está normal, me faz bem e muito feliz. Essa demonstração de amor aumentou ainda mais o meu respeito, minha admiração e minha vontade de vir trabalhar. O carinho das reeducandas também foi lindo. Gratidão eterna”, enfatizou Alessandra, destacando que descobriu o câncer em exames de práxis.

“Fiquei em estado de choque quando li que era um carcinoma mamário invasivo. Chorei muito, o chão se abriu, meu mundo virou de cabeça para baixo”, lembra. Desde então, foram seis sessões de quimioterapia, uma cirurgia e trinta sessões de radioterapia, totalizando oito meses de tratamento até o tão esperado dia em que ela recebeu a notícia que havia se livrado da doença.

“Por isso, reforço: façam exame de rotina regularmente, porque tudo que é descoberto no início, a chance de cura é muito maior. Nunca percam a fé, esperança e vontade de viver. E sempre façam atividade física”, finaliza Alessandra, destacando que contou com suporte da família e de amigos durante todo o período de tratamento.

DOAÇÃO DE CABELOS

Entre as ações de prevenção e combate ao câncer de mama e colo de útero, houve doação de cabelos para confecção de perucas. No CR Masculino de Araraquara, a servidora Maria Inês Vieira Lopes cortou parte de suas madeixas e ainda conseguiu a doação de mais duas mulheres. As mechas foram entregues a hospital de câncer da região.

TARDE DE BELEZA

Com o objetivo de trazer um olhar sobre a importância do autocuidado e prevenção ao câncer de mama, o CR “Dr. Mauro de Macedo” de Avaré promoveu uma tarde de beleza para as funcionárias. Houve sessão de limpeza de pele e maquiagem, além de uma confraternização temática e entrega de brindes.

As ações promovidas pelas unidades, tanto para servidoras quanto reeducandas, englobam ainda a realização de palestras, exibição de vídeos, rodas de conversa, divulgação de cartazes e entrega de folders e laços cor-de-rosa, símbolo da campanha.

aasassa
Topo