Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/11/21 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Unidades prisionais femininas localizadas na região central do Estado de São Paulo participam de ações beneficentes

Iniciativas incluem coleta de tampinhas de embalagem e confecção de colchas e roupas

O sistema prisional de São Paulo tem se empenhado em práticas sociais para ajudar os custodiados no processo de reintegração. A Penitenciária Feminina de Votorantim firmou parceria com a Santa Casa de Sorocaba, que recebe tampinhas de embalagens plásticas para vendê-las e usar o dinheiro para comprar produtos necessários para os pacientes do hospital.

As reeducandas coletam o material na unidade prisional e posteriormente ele é levado para a Santa Casa pelo diretor do Centro de Trabalho e Educação da penitenciária, Ademir Braca. Segundo ele, a penitenciária desenvolve diversos projetos voltados para as custodiadas e essas iniciativas têm como objetivo a formação profissional, a ressignificação de vivência em sociedade, o estímulo de fortalecimento de vínculos para o convívio grupal e a reinserção social.

Em Rio Claro, no Centro de Ressocialização Feminino (CRF), as custodiadas confeccionam colchas de retalhos e fronhas que são entregues ao Grupo Mais Vida, parceiro da unidade prisional. As peças foram destinadas ao Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes. Além das colchas, a oficina de costura do CRF já produzia toucas de lã para pacientes com histórico de câncer e máscaras de proteção tanto para detentas quanto para entidades da assistência social do município.

Outra parceria

Além do Grupo Mais Vida, o CRF começou outra parceria com a entidade Obra do Berço, que presta atendimento a mulheres grávidas e puérperas de baixa renda. Para este público, as custodiadas confeccionaram roupas infantis - manta, pijama, casacos, macacão – e montaram kits de produtos de higiene. Para a diretora da unidade, Gisele Briguenti, as ações não só levam a ressocialização da população carcerária, mas despertam a empatia, solidariedade e amor ao próximo.

aasassa
Topo