05/11/21 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Presos do CDP de Jundiaí restauram camas hospitalares

Mais de 80 camas revitalizadas serão destinadas aos pacientes em atendimento domiciliar do Hospital São Vicente

Aconchego, acolhimento, atendimento ao próximo. Dar e receber. As explicações poderiam ir além, mas a primeira palavra trata-se de mais uma ação do Centro de Detenção Provisória (CDP) “Marco Antônio Alves Bezerra” de Jundiaí que, depois de realizar projetos como o Voz da Consciência e o Formiguinha, firmou mais uma parceria com a Fundação “Profº Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), prefeitura do município e o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo.

Chamado de Aconchego, o projeto visa restaurar e fazer a manutenção de camas hospitalares sem qualquer ônus ao erário público e capacitar profissionalmente o reeducando que trabalha no projeto, além da remição da pena.

Atualmente, oito turmas com 16 alunos estão recebendo capacitação profissional em auxiliar de metalurgia para reformar as camas que serão entregues a pacientes com internação domiciliar. A previsão é que mais de 80 camas sejam restauradas.

Um dos custodiados envolvidos no projeto disse que não tinha experiência na área, mas está disposto a aprender um novo ofício. “Eu não sabia usar estas ferramentas, mas vi uma oportunidade de ajudar o próximo, que precisa da cama para se recuperar. Uma nova oportunidade é sempre bem-vinda”.

A inauguração da oficina de trabalho ocorreu no dia 8 de outubro e contou com a presença do Secretário da Administração Penitenciária, Nivaldo Cesar Restivo, o coordenador das unidades prisionais da região central, Jean Ulisses Campos Carlucci, a equipe gestora do Hospital Vicentinos, o presidente da Funap, Coronel Henrique Neto e autoridades do município.

Para Alexandre Apolinário, diretor geral da unidade prisional, o objetivo é preparar os encarcerados para a vida em liberdade. “Nosso trabalho é apostar na reintegração social, dentro do espírito humanitário’, encerra o gestor.