Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/11/21 | Texto por: GCAE / CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Boas práticas socioambientais são debatidas na SAP

Encontro online reuniu funcionários de presídios e de unidades de reintegração social

Em 21 de outubro foi realizada uma reunião técnica sobre práticas socioambientais no sistema penitenciário de São Paulo. O encontro, em ambiente virtual, foi promovido pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e contou com a participação de 132 pessoas representantes das unidades prisionais e unidades de atendimento em reintegração social (Centrais de Penas e Medidas Alternativas e Centrais de Atenção ao Egresso e Família).

O objetivo da atividade foi iniciar a elaboração de um documento orientador da Secretaria da Administração Penitenciária para fomentar e apoiar ações socioambientais no sistema. Na ocasião, foram priorizados o intercâmbio de experiências sobre as ações realizadas e informações sobre práticas relacionadas à agenda ambiental da administração pública: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estratégias que podem contribuir para planejamento e gestão em sustentabilidade.

Os participantes trouxeram uma diversidade de práticas como horta e compostagem, uso racional de água e energia e de qualidade de vida. Observaram, ainda, que, para a expansão delas, é importante maior harmonização das legislações referentes à matéria de modo a garantir segurança jurídica e administrativa aos gestores que operam essas medidas como as compras públicas e destinação de resíduos sólidos. Chamou a atenção o interesse em implementar ações, para isso, consideraram necessário maior assistência técnica, apoio financeiro e de pessoal.

Um caminho sinalizado para o êxito dessas iniciativas passa pelo estabelecimento de parcerias com outros órgãos da administração pública, universidades e instituições de ensino e pesquisa, além de organizações da sociedade civil. Percebe-se, também, que a disponibilização de materiais de assistência técnica e informação de modo continuado é bastante relevante, assim como a formação do corpo funcional.

Veja abaixo as próximas etapas de ciclo de construção coletiva:

aasassa
Topo