Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/11/21 | Veruska Almeida – GQVidass  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Câncer de mama: a prevenção salva vidas

Cipa Sede I e CQVidass Metropolitana realizam entre servidores ação que previne a doença

O movimento Outubro Rosa teve início na década de 1990 e tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização das mulheres sobre o câncer de mama. Todos os anos a sociedade é lembrada sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Sendo assim, em comemoração ao mês de conscientização à prevenção do Câncer de Mama – Outubro Rosa, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Sede I em parceria com o Centro Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Região Metropolitana realizou, em 25/10, uma ação para prevenção da doença. O programa foi disponibilizado para todas as servidoras da Pasta que trabalham no prédio administrativo, que têm mais de 40 anos e estavam há mais de um ano sem realizar a mamografia.

Durante toda a programação, as funcionárias puderam tirar suas principais dúvidas sobre a doença com o médico do CQVidass, José Gustavo Breda, que também emitiu as guias de exame preventivo que deverão ser realizados e, posteriormente, apresentados para acompanhamento dos resultados. Aproximadamente 20 mulheres participaram da campanha na Sede I e mais cinco na Sede II.

A mamografia

O exame é uma das maiores conquistas das mulheres na atualidade, pois não é invasivo e permite diagnosticar a doença ainda em fase inicial, ou seja, quando não se apresentaram sintomas. O tratamento é muito importante para a saúde da mulher, pois permite a realização do tratamento o quanto antes o que aumenta consideravelmente as chances de cura e diminuem os impactos da doença.

A incidência e a mortalidade por câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, por isso, de forma geral, a indicação é que seja feita a mamografia anualmente em mulheres a partir desta idade ou naquelas que apresentem histórico da doença na família. Porém, o mais importante é que sempre se procure um profissional e se realize os exames periódicos indicados.

Números sobre o câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente no mundo. “O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo e também é a causa mais frequente de morte nessa população, com uma estimativa de óbitos em 2020 de 684.996 mulheres”, (IARC, 2020).

Ainda de acordo com o Inca, no Brasil, o câncer de mama é também o tipo de câncer mais incidente em mulheres em todas as regiões do país. “Em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença entre os brasileiros”, (Inca, 2020).

aasassa
Topo