Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/11/21 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reeducandos da Penitenciária de Iperó plantam mudas de árvores às margens do Rio Sarapuí

Pelo menos 150 mudas estão sendo plantadas em parceria com o município

Quatro internos da Penitenciária “Odon Ramos Maranhão” de Iperó estão plantando mudas de árvores nativas e frutíferas às margens do Rio Sarapuí, que percorre os limites da área externa da unidade prisional. A ação é resultado de uma parceria entre o sistema prisional e a Secretaria de Meio Rural, Ambiente e Turismo do Município (Serat).

Cento e cinquenta mudas começaram a ser plantadas em setembro, em homenagem ao Dia da Árvore, que no Brasil é comemorado em 21 de setembro. A atividade faz parte dos programas de ressocialização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que procuram manter o apenado ocupado, concedem o benefício da remição de pena e os preparam para atividades profissionais quando estiverem em liberdade.

O Rio

O Rio Sarapuí recebe o nome de uma cidade da região de Sorocaba, interior de São Paulo. Seu nome é derivado da língua tupi e significa rio dos sarapós que, por sua vez, é originária do tupi sara’pó, cujo significado é “desliza da mão”, referindo-se a um peixe teleósteo caraciforme da família dos gimnotídeos.

As árvores

Qualquer ser humano sabe da importância da preservação de espaços verdes dentro do meio urbano. Os benefícios que árvores e plantas geram são imensos, como melhor qualidade do ar, redução da poluição sonora e a contribuição para o equilíbrio do clima nas cidades, sobretudo, tornando-as mais ventiladas nos meses de verão.

Apesar do projeto não ser a solução para a preservação do Sarapuí, pelo menos poderá ajudar na limpeza de suas águas, já que as raízes das árvores funcionam como filtros para limpar a sujeira causada pela queima de combustíveis dos veículos que trafegam pelas suas margens e o lixo de maneira geral.

aasassa
Topo