Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/11/21 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Xadrez, dama e tênis de mesa movimentam Centro de Progressão Penitenciária I de Bauru

As atividades foram oferecidas pelo Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação do Recuperando

Reeducandos do CPP I "Dr. Alberto Brocchieri" de Bauru tiveram a oportunidade de vivenciar e participar, em outubro, de torneios de xadrez, damas e tênis de mesa.

As atividades foram proporcionadas graças ao Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação do Recuperando (Semear).

Criado em 2014 pela Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e pela Corregedoria Geral da Justiça, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) e do Instituto Ação pela Paz, o Semear promove a ressocialização de sentenciados que cumprem pena de prisão no Estado de São Paulo, com atividades educacionais e laborativas.

“Meus sinceros agradecimentos à diretoria do CPP 1 de Bauru pela oportunidade de apoiar o projeto que tem como indicadores, a melhora no comportamento, elevação da cognição e dos sentimentos de pertencimento e superação, condições essenciais para que os reeducandos não voltem a delinquir”, diz Solange Rosalem Senese, diretora executiva do Instituto Ação Pela Paz.

Dentro da Unidade Prisional, foram ofertados ao reeducandos os seguintes projetos:

“Movendo com otimismo”, com foco no jogo de damas, “raciocinando para a vida”, tendo com eixo o jogo de xadrez, e o “raquetes para o futuro”, este voltado ao tênis de mesa. Tais práticas tiveram como objetivo estimular a memória, o raciocínio, a saúde mental e até mesmo a coordenação motora e o condicionamento físico dos participantes.

Ao todo, 150 reeducandos participaram de 84 horas de atividades, distribuídas entre os meses de julho, agosto e outubro (torneio).

Segundo o diretor do Centro de Trabalho e Educação da unidade, Gilmar Henrique Fragozo, o evento foi um sucesso: “Observando os resultados finais, concluo que foram atingidos os objetivos pretendidos na criação do projeto, em sua maioria os participantes elogiaram a ação, muitos nunca tiveram oportunidade de conhecer as modalidades oferecidas.”, esclarece.

Vale a pena mencionar que, conforme a diretoria da unidade, não houve qualquer reclamação por parte da equipe de segurança ou da coordenação do projeto.

aasassa
Topo