03/11/21 | Eliane Borges - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Funcionários da SAP recebem dicas de como manter a saúde mental em dia

Orientações foram repassadas aos servidores que trabalham em presídios da região Oeste do Estado de São Paulo

Diversas ações voltadas à saúde mental dos funcionários da SAP foram desenvolvidas em unidades prisionais e ficarão guardadas na memória. Além de incentivar atividades de autoconhecimento, controle emocional e técnicas de relaxamento, integrantes das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes (CIPAs) enfatizaram que estão dispostos a conversar e orientar os servidores, além de auxiliá-los na busca de profissionais de saúde, quando necessário.

As dicas e atividades foram realizadas em alusão à campanha “Setembro Amarelo” e contemplaram os presídios da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), que foram convidados a participar do “10º Encontro por uma cultura de paz de Adamantina: Ações para Promoção da Vida e para Prevenção do Suicídio e outras Violências e do 5º Simpósio Regional de Prevenção e Posvenção do Suicídio”. Os eventos ocorreram nos dias 9 e 10 de setembro, na modalidade on-line, propiciado pela “Rede Promover Vida”, composta pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da Região Oeste (CQVidass-Oeste) da Secretaria da Administração Penitenciária, bem como por outras instituições e profissionais em prol da vida.

Coordenadoria

Em 17/09, a Croeste surpreendeu os funcionários com a chegada de um servidor aposentado, cantando e tocando violão em cada setor. Na mesma semana, os servidores realizaram alongamento físico e meditaram com educador físico e fisioterapeuta. Por fim, participaram da “tarde do chá terapêutico”, com uma nutricionista, que deu orientações sobre chás calmantes.

Presídios

A promoção da saúde mental foi tema de cartazes, folhetos e folders aos funcionários. Nesse contexto, a Penitenciária de Andradina promoveu aos servidores um momento de descontração, alongamento e relaxamento ao som de músicas, assim como o CDP II de Pacaembu, que organizou a prática de exercícios físicos funcionais. Na Penitenciária de Pracinha, funcionários construíram minis jardins “Zens” para contemplação em momentos de estresse. A Penitenciária Feminina de Tupi Paulista confeccionou pequenas mensagens de valorização à vida, além de desenvolver o “1º Concurso de Desenhos e Frases Mulher” entre as reeducandas, abordando a violência doméstica.

As penitenciárias de Osvaldo Cruz, Pracinha e Martinópolis, o Centro de Readaptação Penitenciária de Presidente Bernardes e os Centros de Detenção Provisória de Nova Independência, Pacaembu II e de Lavínia desenvolveram palestras voltadas à prevenção ao suicídio, ministradas por profissionais da saúde.

Além das unidades citadas, também participaram das ações as penitenciárias de Pacaembu, Paraguaçu Paulista, PI de Mirandópolis, Lucélia e PII de Lavínia, além do Centro de Ressocialização de Araçatuba, Centro de Detenção Provisória I de Pacaembu e Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu.