25/10/21 | Daisyane Mendes – Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Debate sobre depressão e ansiedade é realizado na sede da Corevali e em presídios da região

Atividades colocaram em evidência a importância dos cuidados com a saúde mental

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, a sede da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) e alguns de seus estabelecimentos penais desenvolveram ações especiais para abordar o tema entre os servidores.

Na região do Vale do Paraíba, a psicóloga Danielle Prado, palestrou, no dia 30 do último mês, sobre a temática "Setembro Amarelo: Falar é a solução" para 25 colaboradores da Penitenciária Feminina II de Tremembé. Já na Penitenciária de Registro, no Vale do Ribeira, o Pastor Rodney, da Igreja Evangélica Palavra de Vida, promoveu no dia 22 uma troca de experiências em um encontro com os funcionários da unidade. Cerca de 30 pessoas do corpo funcional participaram do evento, que foi seguido de um culto religioso.

No dia 29 de setembro, o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Corevali organizou uma palestra sobre “O impacto da ansiedade e depressão na qualidade de vida do servidor”, ministrada pelo psicólogo Luis Xenofonte Faria. O evento marcou o retorno das atividades presenciais desenvolvidas pelo CQVidass, reunindo 11 colaboradores da sede da coordenadoria. “Essa retomada ocorre de forma gradual, pois ainda precisamos acompanhar o cenário da pandemia. Por isso, verificamos se os participantes foram imunizados contra a Covid-19, limitamos a capacidade de ocupação do nosso espaço físico, orientamos quanto ao uso de máscaras durante todo o decorrer da palestra e também coordenamos a saída dos participantes para evitar aglomeração”, pontua a Diretora Técnica de Saúde do CQVidass, Patricia Juliana de Santana Damaceno.

Na coordenadoria, a palestra apresentou diversos aspectos do assunto como os fatores de risco, os sintomas e a prevenção da ansiedade e da depressão, o humor depressivo, o tratamento medicamentoso e psicoterápico e a etiologia da ansiedade. Para o psicólogo Luis Xenofonte, que atua na sede administrativa da Corevali e realiza atendimentos para funcionários de presídios do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Alto Tietê e Baixada Santista, a iniciativa é importante pois a depressão é a doença mais associada ao suicídio. “Muitas pessoas desconhecem os sintomas e as causas subjacentes, sendo que já vivenciam esses problemas. Assim, essa ação visa orientar e esclarecer que os sentimentos não podem ser desconsiderados. Muitas vezes, a depressão está ligada à intensidade dos sentimentos e dos processos que vivemos. É necessário encontrar um equilíbrio e essa iniciativa trabalha para despertar essa consciência nos servidores”, explica Xenofonte.

Para José Amaury de Melo Junior, Diretor Técnico do Grupo Regional de Ações de Movimentação e Informação Carcerária (GRAMIC) da Corevali, o encontro deu orientações valiosas, destacando a importância da atenção à saúde mental. “A palestra falou de uma maneira leve sobre um assunto tão pesado. Hoje em dia, o estresse e a depressão estão cada vez maiores e precisamos cuidar da nossa saúde mental. Receber essas dicas é sempre muito importante”, afirma Amaury.