Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/10/21 | Eliane Borges - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Sentenciadas participam de concurso com temas sobre a valorização da vida e violência doméstica

Iniciativa ocorreu na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, na região oeste do estado

Sentenciadas da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista participaram do 1º Concurso de Desenhos e Frases Mulher – 2021. Os trabalhos ganhadores serão impressos em um calendário da justiça em 2022. O concurso faz parte da 5ª edição da Campanha do Setembro Amarelo da Alta Paulista, com tema central “Direito a uma vida livre de violência”, realizado em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público e Universidade da Alma.

Neste ano, a campanha na Alta Paulista optou em promover o movimento de combate à violência contra a mulher, finalizando com a confecção do “Calendário da Vida”, composto por desenhos e frases de sentenciadas. O projeto foi idealizado pela Juíza de Direito da 3ª Vara Judicial da Comarca de Adamantina, Dra. Ruth Duarte Menegatti, e contou com o auxílio da Psicoeducadora Denise Alves Freire, da Universidade da Alma, e do Promotor de Justiça, Dr. Marlon Roberth de Sales.

Seguindo as diretrizes das edições anteriores, “Prevenção do Suicídio é a Promoção da Vida”, desta vez, a intenção foi alcançar o universo feminino considerando que as reeducandas, em sua maioria, já sofreram violência intrafamiliar. “Objetiva-se sensibilizar e conscientizar as participantes, levando-as a repensar sobre suas próprias emoções e sentimentos”, destaca Menegatti.

Mobi Game

Através de vídeos sobre o ciclo da violência e suas formas de enfrentamento, as reeducandas tomaram conhecimento da existência do aplicativo Mobi Game - Enfrentamento à Violência Doméstica, um simulador que serve como ferramenta para identificar os diversos tipos de violência e formas de pedir socorro. A ideia é que essas mulheres se tornem multiplicadoras desses conhecimentos entre seus familiares.

Em um país com altos índices de feminicídio, o jogo aborda a violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Ele narra a história de Penha, que está em uma relação violenta com o namorado Zé e a amiga Luana, que quer ajudá-la. O jogador é quem decide o que Luana deve fazer, ensinando as pessoas, de forma didática, a ouvir e amparar as vítimas, e lançando desafios com perguntas diretas ao jogador, o qual escolhe como cada uma deve agir diante das situações apresentadas.

Concurso

Dentre 26 desenhos e 35 frases, serão premiados 12 trabalhos em cada categoria, avaliados em temática, mensagem, criatividade e originalidade. Em 5 de outubro, a Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina realizou a exposição e lançamento do Calendário da Vida, mas as certificações e premiações ocorrerão em 8/10 na unidade prisional.

aasassa
Topo