Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/10/21 | Daisyane Mendes - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reeducandos e servidores dos presídios do Vale do Paraíba trabalham com reciclagem

Coleta seletiva é parte da rotina de colaboradores e oportunidade de trabalho para os custodiados

As duas unidades prisionais de Potim, na região do Vale do Paraíba, investem na reciclagem como ofício para os detentos, gerando remição de pena por dias trabalhados para os reclusos. A iniciativa em prol do meio ambiente também mobiliza os servidores dos estabelecimentos penais, incentivando a sustentabilidade na rotina do corpo funcional.

Todo o material reciclável oriundo das penitenciárias é recolhido pela Cooperativa de Recicláveis Ecovida, uma Organização Não Governamental (ONG) formada por munícipes e que fomenta a essência da atividade nos presídios.

Semanalmente, cerca de 50kg de reciclagem são separados e recolhidos na Penitenciária I “AEVP Jair Guimarães de Lima” de Potim. No total, 42 sentenciados que trabalham no setor da cozinha organizam todo o descarte que é produzido no centro de reclusão. Os funcionários do local também se envolvem na ação separando o lixo de forma consciente no cotidiano do serviço.

O trabalho também desperta nos apenados a conscientização sobre a responsabilidade ambiental. “A reciclagem tornou-se indispensável, diminuindo consideravelmente a quantidade de resíduos que enviamos para os aterros sanitários. Além disso, essa atividade tem um fim educativo muito produtivo, contribuindo para a formação profissional, da personalidade e da consciência ambiental do recluso”, afirma Aloisio Souza, Diretor de Infraestrutura e Conservação da PI de Potim.

Já na PII, os presos que trabalham no setor de inclusão, na ala de progressão penitenciária, na cozinha e na área de medida protetiva de segurança pessoal, são envolvidos na iniciativa. Aproximadamente oito detentos participam do projeto.

Todo material que é possível ser reciclado como garrafas pet, plástico em geral, papelão, entre outros, segue para o processo de triagem feito pelos reeducandos que atuam na cozinha central e inclusão. Posteriormente, a coleta seletiva é encaminhada para a área externa da PII, onde é organizada pelos sentenciados do regime semiaberto para ser recolhida. “É notável a redução do lixo como um todo e a conscientização por parte dos presos e funcionários sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente. Além disso, o trabalho da ONG ajuda a alimentar essa ação”, diz André Rodrigues, Diretor de Trabalho e Educação da PII de Potim.

A Ecovida chega a recolher aproximadamente 2.500kg de materiais recicláveis por mês apenas nas duas penitenciárias do município. O descarte é fardado e posteriormente comercializado pela cooperativa.

aasassa
Topo