Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/10/21 | Patrícia Lucas de Freitas - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Violência psicológica contra a mulher é tema de debate na Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania

Encontro virtual contou com esclarecimentos sobre a Lei 14.888

A violência psicológica contra as mulheres tem sido cada vez mais frequente. Para falar sobre o tema, a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, por meio do Departamento de Atenção ao Egresso e Família, promoveu, no dia 3 de setembro, uma palestra online aos servidores sob título: Violência contra a Mulher, em especial tratando sobre a recente Lei 14.188 de 28 de julho deste ano, do novo crime de violência psicológica. A lei prevê que o crime de violência psicológica contra a mulher pode ocorrer por meio de ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro método.

A palestrante Priscila Pamela Santos, que possui vasta experiência no assunto, é especialista em Justiça, Gênero e Direitos Humanos das Mulheres pela USP.

Priscila abordou os principais exemplos de como se dá a violência psicológica contra a mulher: o agressor manipula a vítima para que interprete suas agressões com romantização, como amor, cuidado e ciúmes. Na maioria das vezes, o agressor afasta a vítima das pessoas de convívio mais próximo, aponta defeitos nela, nos ciclos de autonomia e independência, cercando a vítima. Através de intimidações, manipulações, ameaças disfarçadas de boas intenções faz com que a vítima comece a se questionar sobre a sua realidade, cogitando que não é uma boa pessoa, não é boa no que faz, crescendo nela o sentimento de culpa, diminuição da autoestima, desencadeando várias outras situações ruins.

“Violência não é só bater, há um universo de violências que, infelizmente, são romantizadas e pouco identificadas pelas pessoas. Mulher tem o instinto acolhedor e tende a suavizar as agressões do agressor” complementou a palestrante.

Para saber mais sobre a nova Lei e informações sobre a Violência contra a Mulher, acesse: https://www.institutomariadapenha.org.br/lei-11340/tipos-de-violencia.html

aasassa
Topo