Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/10/21 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

HCTP I de Franco da Rocha promove Campanha de saúde bucal


O Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico “André Teixeira Lima” I de Franco da Rocha realizou, de 16 a 21 de agosto, uma Campanha de Saúde Bucal com os pacientes das unidades masculina e feminina.

A promoção da saúde bucal teve como objetivo desenvolver estilos de vida saudáveis e práticas de autocuidado com ações que compreendem orientações sobre higiene bucal supervisionada por profissionais de saúde que se utilizam de um macro modelo como instrumento auxiliar de demonstração para instruir os pacientes sobre a forma correta de escovar os dentes e de utilizar o fio dental. As orientações de higiene aconteceram mediante intervenção, como escovação supervisionada e utilização de evidenciadores, com posterior aplicação tópica de flúor gel.

A aplicação tópica de flúor periódica é necessária, pois o flúor pode induzir a precipitação de minerais nos dentes resultando em atraso da perda mineral e prolongando, assim, o tempo necessário para lesões de cárie a serem observadas clinicamente, ou mesmo mantém a perda mineral em estágios subclínicos para toda a vida de um indivíduo quando as aplicações são feitas de forma periódica.

As ações desta Campanha consistiram em evidenciar a placa bacteriana com corante à base de fucsina básica, instrução de higiene oral e escovação supervisionada com auxílio de espelhos, aplicação tópica de flúor gel e distribuição de escovas dentais a todos os pacientes do HCTP.

Uma triagem para levantamento da necessidade de reabilitação protética também foi realizada entre os pacientes com a intenção de somar ao trabalho já realizado de reabilitação com próteses parciais removíveis provisórias confeccionadas na instituição com o intuito de devolver estética e função aos pacientes, contribuindo tanto para elevação da autoestima quanto para o momento de sua reinserção na sociedade.

A conscientização dos pacientes para atuarem na valorização de sua saúde bucal, com o objetivo de prevenir afecções bucais e estimular a manutenção de uma boa higiene bucal, permite a incorporação de hábitos e atitudes saudáveis que contribuem para a construção da autoestima.

O conhecimento em saúde bucal é considerado requisito essencial para comportamentos positivos relacionados à saúde e Programas Educativos e Preventivos em Saúde Bucal podem contribuir para mudanças de comportamento por meio da aquisição de conhecimentos que refletirão nos índices de saúde bucal e na qualidade de vida.

aasassa
Topo