01/10/21 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Gentileza: unidades prisionais de Capela do Alto fazem doações para instituições sem fins lucrativos

O Instituto Ação Pela Paz, por exemplo, tem realizado cursos em unidades prisionais da região central

Como dizia José Datrino: “gentileza gera gentileza”. Conhecido como o Profeta Gentileza, o pregador urbano brasileiro ficou conhecido por escrever frases peculiares nas pilastras do Viaduto do Gasômetro, no Rio de Janeiro.

Ele pregava o amor, a gratidão e o bem. Acreditava que tudo que fazemos tem um retorno. A sua frase atravessa gerações e, desde então, a gentileza tem sido uma premissa na vida de muita gente. No sistema prisional, o ciclo de gentileza acontece por meio das parcerias com instituições que trabalham juntas com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) a fim de proporcionar oportunidades para as pessoas privadas de liberdade.

O Instituto Ação Pela Paz (IAP) vem realizando diversos cursos em unidades prisionais subordinadas à Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), por último, a conclusão do curso ocorreu na Penitenciária de Capela do Alto, onde 48 sentenciados foram certificados pelos cursos de capacitação profissional – oficina de corte de cabelo e barba - pelo Projeto Música para a Alma e o projeto Paz no Coração, Liberdade na Prisão – de inteligência emocional.

Como forma de agradecimento, os participantes realizaram uma ação social voluntária, que beneficiou a instituição Lar dos Vicentinos com a entrega de 50 kits de higiene pessoal.

CDP de Capela do Alto

O Centro de Detenção Provisória (CDP) também praticou solidariedade por meio de uma doação de 148 litros de leite e uma cesta básica para a Associação Beneficente aos Portadores do Câncer de Itapetininga. A atitude foi motivada pela Cipa da unidade prisional. No momento, o CDP vem desenvolvendo o projeto Semeando Sonhos, onde internos se reúnem e trocam suas impressões acerca dos temas debatidos, cujo objetivo é minimizar os impactos causados pela pandemia do coronavírus.

"É realmente gratificante ver tantas pessoas, ONGs, institutos e diretores da unidade criando caminhos para nos resgatar e nos colocar em novos rumos quando retornarmos a sociedade", disse um dos participantes.

As reuniões acontecem às segundas-feiras. No último encontro, a gestão da unidade exibiu um trecho do filme A Luta Pela Esperança, baseado em fatos reais, que retrata uma crise em 1928 nos EUA, onde a população recebe auxilio emergencial. O longa conta a história de um boxeador que, ao não mais precisar da ajuda financeira do governo, devolve o dinheiro público. O ato de honestidade do personagem traz uma reflexão sobre os dias atuais em que o nosso país está vivendo.