Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/09/21 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Cães da Penitenciária I de Pirajuí se destacam em prova de renome internacional

Os pastores Logan e Scooby foram aprovados em teste que avalia o grau de socialização e obediência do animal

Os pastores da raça belga de malinois Logan e Scooby, do canil da Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí, foram aprovados em um teste reconhecido internacionalmente que avalia o grau de socialização e obediência do animal. Os cães foram submetidos à prova BH (abreviação de BegleiteHund, em alemão), que significa “Cão Acompanhante” e no Brasil recebeu o nome de CAc. Idealizada pela Federação Cinológica Internacional (FCI), a avaliação estabelece critérios para o bom convívio dos cães em sociedade.

Portanto, um cão aprovado no BH/CAc está apto a conviver entre pessoas, outros cães e em demais situações cotidianas de forma sociável e segura, sem causar problemas em locais públicos, explica o Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Carlos Eduardo Morgado, cinotécnico responsável pelo canil da Penitenciária I de Pirajuí.

A aprovação no BH funciona como um vestibular para que os cães possam participar de uma prova chamada IGP, que avalia o desempenho funcional do animal em seu dia a dia de trabalho. Este desafio, inclusive, já está entre os planos para Logan e Scooby.

CRITÉRIOS

A prova que avaliou os cães do presídio ocorreu no dia 21 de agosto, em Guararema (SP). Na ocasião, os candidatos caninos tiveram as condições psicológica, educacional e social avaliadas.

Morgado explica que, em um dos exercícios, é observado se o cão reage ao passar por pessoas caminhando, correndo, andando de bicicleta ou passeando com animais de estimação. Em outra etapa, o cão é deixado atrelado a uma guia, sozinho.

“Nesse momento, passa uma pessoa perto do animal e ele não pode apresentar reações de medo e agressividade. Essa avalição serve para garantir que, mesmo sem a presença do condutor, o cão permanece sociável”, reitera o adestrador.

Ele pontua, ainda, que o cão deve executar os exercícios com motivação e alegria. “Não pode ser algo que o animal faça por obrigação. Isso tudo é levado em consideração”, observa.

FERRAMENTA DE TRABALHO

Organizador do evento, o vice-coordenador da Comissão Nacional de IGP da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), Eduardo Giorge, destaca a importância da participação de cães em testes que avaliam o nível social dos animais.

“É significativo que cães de polícia, incluindo de presídios, tenham a titulação conferida em prova de BH, que é reconhecida internacionalmente, para mostrar o quão o cão pode ser sociável e também atuar como uma ferramenta de trabalho bastante eficaz”.

LOGAN E SCOOBY

Logan e Scooby são treinados para realizar o trabalho de contenção de distúrbios em presídios. A dupla auxilia os agentes no encontro de produtos ilícitos, como drogas e celulares, além de atuar na recaptura de detentos que empreendem fuga de unidades. Os cães também apoiam outras instituições, como polícias Civil e Militar.

aasassa
Topo