22/09/21 | Daisyane Mendes - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

GIR-6 treina servidores de segurança pública do Vale do Paraíba

Cursos para lidar com situações de risco e outros treinamentos técnicos integram os projetos do grupo

Integrantes do Grupo de Intervenção Rápida do Vale do Paraíba (GIR-6), que compõem a força especial da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), estiveram reunidos no dia 31 de agosto para realizar um treinamento para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida. A ação teve o objetivo de levar aos participantes instruções sobre o manejo de instrumentos de menor potencial ofensivo e técnicas de imobilização.

Já no dia 8 de setembro, o GIR-6 promoveu um Curso de Gerenciamento de Crises e Negociação com Reféns para membros da Guarda Civil de São José dos Campos, da Polícia Federal, oficiais do Exército e soldados da Aeronáutica. A atividade foi voltada para 50 pessoas, incluindo autoridades municipais.

Seguindo as diretrizes de suas Normas Gerais de Ação (NGA), o GIR-6 promove formações sazonais para organizações de segurança a fim de otimizar o trabalho dos profissionais da área, proporcionando conhecimento em diversos aspectos como equipamentos, metodologias para gerenciamento de crises, atuações táticas, entre outros. Servidores de unidades prisionais da região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Baixada Santista também podem participar das ações criadas pelo Grupo.

De acordo com o Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e subcoordenador de Operações do GIR-6, Hélio Santana Alves, os encontros acontecem desde 2015, quando o grupo começou a realizar palestras após participar de diversos simpósios e eventos das forças de segurança. “Foi algo natural, que surgiu diante do interesse de entidades em estudar um pouco sobre a nossa doutrina. Assim nasceu essa proximidade com o nosso grupo, graças a nossa experiência, que vem garantindo a integridade de agentes e internos. Esta nuance técnica nos colocou frente a frente ao desafio de desmistificar e difundir o nosso conhecimento para os irmãos de outras corporações”, diz o ASP.

As instruções ministradas pelo corpo docente do GIR-6 também abordam noções de relacionamento interpessoal, linguagem corporal, dialética, boa comunicação e verbalização. O curso realizado para GCM de Aparecida reuniu 21 participantes que puderam compartilhar suas vivências, dificuldades e superações. “É desta forma que conquistamos o respeito e o carinho das instituições que nos confiam seus servidores. Quando ensinamos, aprendemos simultaneamente. Saímos do campo apenas teórico e embarcamos numa maratona de enriquecimento mútuo entre todos os envolvidos”, completa Hélio.

O GIR-6 tem sede no Centro de Detenção Provisória (CDP) "Dr. Félix Nobre de Campos”, situado no município de Taubaté.