05/09/12 | Joyce Malet Kassim – Funap

Funap e Sert firmam compromisso para a redução da criminalidade no Estado de São Paulo

A assinatura do protocolo deve facilitar e incentivar a contratação de mão de obra carcerária

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Assinatura deve estimular as empresas a contratar mão de obra prisional

Na tarde desta segunda-feira, 03/09 a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) assinou com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, um Protocolo de Intenções que tem por objetivo estimular as empresas a contratar mão de obra prisional.

Hoje, são cerca de 190 mil pessoas no Sistema Prisional Paulista. Deste montante, aproximadamente 46 mil trabalham nos mais variados segmentos, sob supervisão contratual da Funap.

O processo se dará por meio do fornecimento de dados e informações mensais que a Funap cederá à Sert alimentando, dessa forma, o Pró-Egresso, com base nas informações obtidas pelos contratos administrados pela Fundação.

A operacionalização desse procedimento ainda será definida entre as partes, mas o objetivo é que com estes dados compilados seja possível traçar o perfil das empresas que atuam no Sistema Penitenciário Paulista e, consequentemente, o perfil do trabalhador preso (suas capacitações, habilidades, etc.).

Portanto, o objetivo maior desta parceria é a redução da reincidência criminal, buscando alternativas e capacitando a pessoa durante o cumprimento de pena.

A diretora executiva da Funap, Lúcia Casali está animada com a perspectiva de alcançar mais empresários para o programa. “Em 2006, tivemos uma queda abrupta no número de presos trabalhando. Desde então, estamos conseguindo mudar este panorama”, disse.

O secretário de Estado do Emprego, Carlos Ortiz ficou impressionado com os Programas desenvolvidos pela Fundação e afirmou que o maior desafio não é a vaga de emprego, mas o preconceito a ser enfrentado.

A assinatura aconteceu no gabinete do Secretário e contou com a presença da presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Cooperados (Fetrabras), Sandra Campos; do coordenador de Políticas de Inserção no Mercado de Trabalho, Luciano Martins Lourenço; Meri Teresinha Floriano, também da Sert e pela gerente comercial da Alocação de Mão de Obra da Funap, Maria Solange Rosalem Senese.