20/09/21 | Veruska Almeida - GQVIDASS  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP recebe comitiva da Secretaria Nacional de Segurança Pública

Objetivo foi conhecer as ações de qualidade de vida e saúde do servidor

A qualidade de vida e a saúde mental e física dos servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) foram os temas debatidos durante reunião, no último dia 14/09, dos profissionais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com o Grupo de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass) da SAP.

A visita técnica realizada em São Paulo nas instituições de segurança pública do Estado faz parte da programação de Visita de Orientação Técnica (VOT) do Programa Nacional de Qualidade de Vida para os Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida). O objetivo não é apenas a valorização e qualidade de vida do profissional da área de segurança, mas sim conhecer, apoiar, monitorar, implementar, avaliar e difundir as boas práticas realizadas pelas secretarias parceiras do programa.

Na SAP, o Pró-Vida está diretamente ligado ao GQVidass, que foi criado em 2013 para promover ações de saúde e segurança do trabalho, receber demandas e captar parcerias, entre outros serviços para o corpo funcional. Os serviços estão distribuídos em todas as coordenadorias regionais do estado, por meio dos cinco Centros de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass). Em sete meses, os centros já realizaram mais de 25 mil atendimentos biopsicossociais.

No encontro estavam presentes o secretário da Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Cesar Restivo; a coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário, Solange Medeiros Pongelupi; a diretora do Grupo de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor, Iracema Costa Jansson; o coordenador-geral de Políticas para os Profissionais de Segurança Pública, Coronel do Exército Brasileiro, Paulo Tadeu Silva Pena; o servidor mobilizado – Senasp, Major da PM de Santa Catarina, Diego Remor Moreira Francisco; o servidor mobilizado – Senasp, Perito Criminal do RJ, Cristiano Abirached Junqueira Lopes; a servidora mobilizada, Técnica Superior Penitenciária do RS, Rubia Minuzzi Tschiedel e a Capitão da PM de São Paulo, Tatiana Cristina Silva Rocha, da coordenação do Grupo Setorial de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas - GSPOFP, da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.

O secretário Coronel Nivaldo destacou a importância do encontro. "O bem-estar dos nossos servidores é uma preocupação constante da Secretaria. Por isso, essa troca de informação é fundamental para aprimorarmos o que já está sendo desenvolvido ao longo dos anos", disse. Em paralelo ao encontro, os representantes do Senasp aproveitaram ainda para lembrar sobre a importância de servidores de segurança participarem da Pesquisa Nacional para Avaliar a Qualidade de Vida dos Profissionais de Segurança Pública, que irá levantar informações sobre saúde, segurança, valorização e qualidade de vida dos profissionais da área em todo o país. Cabe observar que a participação é voluntária e sigilosa, não havendo qualquer forma de identificação pessoal dos servidores. Os dados serão tratados coletivamente e nenhuma informação pessoal será compartilhada.