Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

15/09/21 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Proposta de criar anúncio publicitário de livros estimula leitura em presídio

Inspirados nas histórias de exemplares lidos, presos do CR de Jaú fazem desenhos e ganham até exposição virtual

O Centro de Ressocialização (CR) “Dr. João Eduardo Franco Perlati” de Jaú promoveu uma ação de incentivo à leitura para presos matriculados nos ensinos Fundamental e Médio. Eles foram convidados a retirar um livro na biblioteca e produzir um anúncio publicitário com intuito de convencer os colegas a “consumirem” a obra apresentada. Os trabalhos ganharam até uma exposição em plataforma digital.

A dinâmica foi realizada na “Semana da Leitura”, desenvolvida pela unidade no final de agosto e que contou com a participação de 60 internos. Rodas de leitura e debates, mediados virtualmente por professora que atua no CR, também estão entre as atividades do projeto, que busca aguçar o senso crítico dos detentos.

Inspirados nas histórias e capas dos livros, com uso de lápis de cor e muita criatividade, os presos fizeram desenhos que viraram uma campanha publicitária dos exemplares lidos, como “Quarto de Despejo”, que retrata o cotidiano de uma favela; “Luz na Escuridão – O Despertar de Uma Alma na Prisão”; e Sherlock Holmes - um dos mais famosos personagens dos romances policiais da literatura britânica.

“Pudemos compartilhar os livros que lemos uns com os outros e isso me incentivou a ler mais”, destaca um dos detentos que participou do projeto. “A leitura é um divisor de águas: traz conhecimento, cultura e educação”, completa outro interno.

EXPOSIÇÃO VIRTUAL

Os desenhos feitos pelos presos ganharam uma exposição virtual, conforme explica a professora de língua portuguesa do Centro de Ressocialização, Tamires Fernanda Baptista Frasson.

“Em razão da pandemia, as aulas estão sendo realizadas remotamente, por meio de roteiros impressos. Sendo assim, propus a leitura de um livro para desenvolver atividades tanto de escrita quanto de produção artística, o que resultou nos anúncios publicitários”, conta.

A docente destaca que os desenhos foram digitalizadas e expostos em plataforma virtual. “Estamos divulgando com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho deles e para mostrar a importância do projeto de leitura na unidade prisional”, finaliza Tamires.

É possível acessar o material por meio do link https://padlet.com/frassontamires01/cpnsunznq5h4b7qj

DOAÇÃO DE LIVROS

O CR de Jaú adquiriu 220 novos livros, de temas variados, doados pelo grupo Literocupa - um coletivo independente e biblioteca comunitária. A arrecadação foi mediada pela professora Tamires Frasson e os títulos já estão disponíveis para leitura dos presos.

aasassa
Topo